Livro sobre a vida e obra de Bartholomeu de Gusmão


20/01/2010 15:11

Compartilhar:


Bartholomeu Lourenço de Gusmão um gênio além de seu tempo. Este é o livro que a professora e doutora em história social Clotilde Paul lança na próxima sexta-feira, dia 22, às 19h30. Com prefácio da deputada e mestre em ciências sociais Maria Lúcia Prandi (PT), a obra narra a vida e a obra do Padre Voador, primeiro cientista brasileiro, além de trazer um contexto histórico dos séculos 17 e 18.

O lançamento do livro integra as comemorações dos 300 anos do primeiro vôo do balão com ar quente inventado por Bartholomeu de Gusmão e do 464° aniversário de Santos. A noite de autógrafos acontece na Pinacoteca de Santos (Av. Bartholomeu de Gusmão, 15, Boqueirão ). A entrada é livre e os livros serão distribuídos gratuitamente, com foco principal na rede pública e particular de ensino da Baixada Santista. A obra tem apoio da Editora Leopoldianum (UniSantos) e da Fundação Benedicto Calixto.

"Ao escrever este livro, quis dar uma contribuição para manter viva a memória deste gênio que nasceu em Santos e ganhou o mundo. Além do balão, que é seu invento mais conhecido, Gusmão deu muitas outras contribuições para o avanço da humanidade. Era um homem genial, à frente de seu tempo", explica a professora, que tem uma carreira de mais de 50 anos no magistério.

A professora também ressalta a importância da contextualização da vida de Bartholomeu de Gusmão no momento histórico de Santos, do Brasil e da Europa. "Enquanto ocorriam os primeiros passos rumo à Revolução Industrial e ao racionalismo, Espanha e Portugal viviam sob forte tutela da Igreja", enfatiza, lembrando que a Inquisição também perseguiu o padre, que na fuga queimou a maioria de seus escritos.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp