Da Tribuna


15/08/2011 21:30

Compartilhar:


Sem reajuste



Em crítica ao governo estadual pela demora do envio à Assembleia de projeto de lei referente ao reajuste salarial dos policiais e servidores do sistema carcerário, Olímpio Gomes (PDT) também comentou decisão do governo federal de retirar da pauta de 2011 a PEC 300/2008, que estabelece piso nacional de vencimentos para a polícia. "Descobriram agora que a aprovação da PEC vai quebrar o país. O PT é o único partido que não apoia a medida. Com muita tristeza vejo que os aliados mais fortes estão entricheirados". O parlamentar considera a quebra das promessas de campanha um grande desrespeito com a sociedade. (LP)



Filantropia



O deputado Jooji Hato (PMDB) falou sobre vários assuntos, entre eles a alteração da tabela do SUS que, ressaltou o parlamentar, beneficiará hospitais filantrópicos como as santas casas e o Hospital Santa Marcelina. "Dia 16/9 haverá uma mobilização para tentar sensibilizar o governo sobre o assunto", anunciou. O deputado também lamentou o assassinato da juíza Patrícia Lourival Acioli, semana passada, no Rio de Janeiro. "Que país é este, onde se mata uma juíza?", questionou o deputado. (LP)



Infraestrutura



Comemorando o anúncio das obras de metrô no Grande ABC, que ligará o município de São Bernardo do Campo à Estação Tamanduateí, o deputado Orlando Morando (PSDB) ressaltou que a iniciativa terá verba dos governos estadual e federal. Para o parlamentar, o grande número de usuários do metrô se deve à qualidade do serviço. "O sistema está no limite, mas isso acontece porque é um meio de transporte eficiente", ratificou Morando. O deputado também comentou a parceria dos governos estadual e federal nas obras do trecho Sul do rodoanel. (LP)



Operação Voucher



Mostrando no painel eletrônico as fotos divulgadas pela imprensa de presos pela Operação Voucher, da Polícia Federal, Adriano Diogo (PT) afirmou que Mário Moisés, ex-presidente da Embratur, não tem nada a ver com essa falcatrua. "Tiraram as roupas desses homens, os humilharam, fotografaram e mandaram as fotos para os jornais", disse. "Quero crer que isso não tenha nada a ver com a possível candidatura da senadora Marta Suplicy à prefeitura de São Paulo. Quisera não estar vivo para, depois da ditadura militar, ver 38 pessoas algemadas e seminuas na mídia sem ter nenhum envolvimento com o caso". (LP)



Operação Voucher 2



Adriano Diogo (PT) citou também a precária situação do presídio onde os acusados ficaram detidos, em Macapá (AP). Segundo o deputado, a polícia está transformando suas operações em espetáculo, e parte dos 38 presos "expostos à execração pública" não têm nada que ver com a denúncia. Diogo ainda reclamou da determinação da Comissão de Segurança Pública de barrar projetos autorizativos, o que é "a morte da democracia parlamentar". (MF)



Monotrilho



"Não é verdade que o monotrilho seja um metrô de segunda classe", disse Orlando Morando (PSDB), que afirmou ainda que essa forma de transporte "é mais barata, eficiente e de construção mais rápida que o metrô". "O governo Alckmin", continuou, "seguindo a sua política de expansão do metrô, lançou a linha de monotrilho que passará pelo Morumbi e Congonhas, e também o levará para fora da capital, à região do ABC e Guarulhos". Para Morando, hoje a população de Vila Prudente está aplaudindo o metrô, que está trazendo conforto, agilidade e praticidade, o que melhorará com a construção do monotrilho até Cidade Tiradentes. (MF)



Transporte aéreo



"As obras de ampliação do aeroporto de Guarulhos estão a todo vapor, e se iniciaram com a reforma de uma pista de pouso, o que mostra os investimentos do governo Dilma em infraestrutura aérea", falou Alencar Santana (PT). Ele creditou a necessidade dessas obras não só à futura realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil, mas também ao aumento do poder econômico da população brasileira, que se tornou usuária do transporte aéreo. Santana criticou a proposta do governador de estender um ramal ferroviário até o aeroporto, o que não resolverá a demanda dos passageiros, pois a linha já está saturada. (MF)

alesp