Assembléia Legislativa adere à Campanha pela Paz


06/07/2000 16:15

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aderiu ao movimento deflagrado pelo Instituto Sou da Paz, de São Paulo, que, juntamente com entidades de outros Estados que têm trabalhado no mesmo sentido, promoverá nesta sexta-feira, 7/7, a Campanha "Basta! Eu quero paz".

Neste dia, que está sendo chamado de "Dia do Basta", a bandeira da Assembléia Legislativa cederá seu lugar a uma bandeira branca, que será hasteada ao lado das bandeiras Nacional e do Estado de São Paulo no pátio externo do Palácio 9 de Julho. O hasteamento se dará às 8 horas da manhã e será feito pelos policiais militares da Assessoria Policial Militar da Assembléia Legislativa, que estarão vestindo camiseta branca em substituição à camisa de seu uniforme tradicional.

Todos os funcionários da Casa estão convidados a comparecer ao trabalho vestidos de branco. A proposta de usar roupa branca neste dia foi a forma encontrada pelos organizadores da Campanha para que toda a sociedade possa se manifestar de forma a demonstrar seu desejo de paz.

O manifesto da Campanha "Basta! Eu quero paz" propõe que cada um deixe de ser vítima ou testemunha passiva da violência e que enfrente o medo chamando pela paz. De acordo com o mesmo texto deverá haver "tanta gente de branco pelas ruas como se um ano novo se anunciasse em pleno mês de julho".

Outra proposta para o "Dia do Basta" é que às 19 horas se apaguem as luzes das residências e se acenda uma vela junto à janela.

Segundo os organizadores da Campanha, o Basta persegue três objetivos principais: mais justiça social para o país (sobretudo para os jovens, que são os mais expostos à violência); o desarmamento, com uma política de controle radical do uso de arma de fogo (pelos criminosos, pela polícia e pela população em geral); e valorização e reforma das polícias, para que as forças de segurança inspirem o respeito que lhes é devido, cumpram melhor o seu papel e se integrem na comunidade.

alesp