Emendas destinam mais recursos a programas para mulheres


12/01/2006 16:26

Compartilhar:


A União Brasileira de Mulheres (UBM), que há mais de 15 anos vem aplicando seus conhecimentos científicos e sociais na capital paulistana e em outras cidades do Estado, deverá receber R$ 40 mil para o desenvolvimento de programas de interesse das mulheres na luta pelos direitos à saúde, à profissionalização e contra a violência, caso emenda da deputada Ana Martins (PCdoB) for aprovada na Assembléia Legislativa. Outros R$ 80 mil serão destinados à União Popular de Mulheres de Campo Limpo e adjacências, que desenvolve, há mais de 10 anos, atividades nas áreas de alfabetização de jovens e adultos; trabalhos com a melhor idade dentre outros. Além de manter em funcionamento a Casa da Mulher e da Criança com atividades voltadas às áreas sociais, culturais e educativas.

A violência contra a mulher está, quase sempre, entrelaçada com a violência cometida também contra as crianças e os adolescentes. Com vistas a eliminar este mal, a deputada apresentou emenda beneficiando a Rede Criança de Combate à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, que tem sede na zona leste da capital, e realiza trabalho psicossocial e jurídico junto às vítimas da violência sexual, física e psicológica. Tais recursos reforçarão o trabalho de conscientização e apoio às vítimas e aos agressores, que também precisam de atendimento.

Verbas de incentivo à Cultura

A Ação Jovem de Apoio à Educação, Cultura e Pesquisa que atende significativo número de jovens através de cursos de profissionalização em artes plásticas, marcenaria, informática e áudio-visual, e vem desenvolvendo importante trabalho social na cidade de Santo André, foi contemplada com uma emenda da deputada. Outra emenda de Ana Martins transfere recursos do orçamento para a construção de um Centro Social no município de Cesário Lange, que requer equipamentos de lazer e de cultura. Outra emenda remaneja recursos para a instalação de uma Fábrica de Cultura em Diadema.

Três milhões de reais poderão ser transferidos para a construção de um Centro Cultural, em São Miguel Paulista, zona leste da capital, com salas de espetáculos, teatros, cinemas etc. O bairro de São Miguel e região possui um contingente populacional somente comparável ao de poucas cidades do Brasil, todavia não possui espaços destinados às manifestações populares voltadas para a arte e cultura", esclarece a parlamentar.

Outra emenda da deputada destina recursos para a Associação Comunitária Weslley, no município de Guarulhos, que vem desenvolvendo importante trabalho de promoção de ações de inclusão cultural e de cidadania, desenvolvendo o potencial artístico e cultural de crianças e adolescentes de baixa renda e em situação de risco social.



Mais dinheiro para a capacitação profissional

Os habitantes da cidade de São José do Rio Preto se ressentem pela falta de um Centro de Capacitação Profissional " CECAP. Por isso as lideranças populares da região solicitaram à deputada uma emenda para sanar a deficiência existente nos currículos escolares que não possuem disciplinas voltadas ao aperfeiçoamento de jovens e adultos. "Para melhorar a formação profissional da população de São José do Rio Preto, previmos que o Centro ofereça uma bolsa-auxílio, de pelo menos um salário mínimo, como forma de incentivo, permanência e adesão aos estudantes", explica Ana Martins.

Por outro lado, o crescimento da população idosa deste mesmo município levou a deputada a solicitar, via emenda, o remanejamento de verba orçamentária para a criação de um Núcleo de Atendimento e de Lazer para a população nesta faixa etária, em especial, aos mais carentes que não dispõem de opções e de recursos financeiros.

alesp