Serviço suspenso deixou dez pacientes sem atendimento em Santos


28/10/2003 15:47

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

O deputado Fausto Figueira (PT) cobrou do prefeito em exercício de Santos, João Paulo Tavares Papa, providências sobre a interrupção dos serviços do Programa de Internação Domiciliar (PID) nos morros. Segundo pacientes, há cerca de uma semana o programa teria sido suspenso por causa das más condições das três viaturas que atendem os dez pacientes dos morros, além dos 60 que moram no centro e na zona noroeste. "Para quem tem o PID como único recurso, a paralisação é um desastre", comentou Figueira.

O prefeito em exercício disse ao deputado que já pediu um relatório à Secretaria Municipal de Saúde e garantiu que o serviço será reativado. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Berta Maria Esteves, desde o dia 16, a SMS tem em seu poder um ofício pedindo esclarecimentos sobre o caso, mas não se manifestou. "Segundo relato dos usuários dos morros da Penha, José Menino e Marapé, os carros têm mais de dez anos, pneus carecas e colocam em risco a integridade da equipe", disse. O conselho pode denunciar o caso à Câmara Municipal de Santos, à Direção Regional de Saúde (DIR-19), aos conselhos Municipal, Regional e Nacional de Medicina, ao Ministério Público Estadual e ao Ministério da Saúde.

"É inadmissível que a prefeitura exiba dezenas de veículos novos, de diversos setores da administração, como aconteceu no desfile de 7 de setembro, e deixe de promover o atendimento domiciliar de doentes por falta de carros. Veículos públicos não são para fazer propaganda, mas para garantir os direitos da população", criticou Figueira.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp