Governo do Estado paga bônus aos educadores hoje


10/02/2005 16:38

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta quinta-feira, 10/2, o pagamento do bônus a 232.350 servidores da Educação. A informação é do deputado estadual Pedro Tobias (PSDB). De acordo com o parlamentar tucano, o investimento do Estado no pagamento do bônus é de R$ 761 milhões, o maior valor desde a implantação do benefício, em 2000, e 48% superior ao de 2004.

Com o pagamento do bônus serão beneficiados 193.239 profissionais do quadro do magistério - 1.054 a mais do que no ano passado. Outros 39.111 servidores têm direito ao bônus merecimento, criados com o objetivo de incentivar e beneficiar profissionais que demonstraram comprometimento com o ensino público. "O bônus é um incentivo extra aos educadores e um reconhecimento do governador Geraldo Alckmin a quem tanto se dedica ao processo no Estado", avalia Pedro Tobias, vice-líder do governo na Assembléia Legislativa de São Paulo.

O valor da gratificação oscila conforme o desempenho de cada funcionário da Educação no decorrer do ano. Entretanto, muitos professores e diretores estão recebendo o teto do benefício, que é de R$ 9.850. Para o deputado Pedro Tobias, isso também deve ser motivo de comemoração, pois muitas empresas privadas não pagam isso a seus funcionários. "Muitos educadores têm direito ao prêmio máximo, que supera em muito o valor pago pelas montadoras de veículos a título de participação nos lucros e resultados", comparou.

A cada ano, a Secretaria da Educação do Estado vem aprimorando os critérios para definição do valor do bônus a seus profissionais. Em 2000, para os docentes, era considerada apenas a freqüência individual. A partir de 2002, outros critérios foram sendo acrescidos, tais como : projetos desenvolvidos nas unidades escolares, índice de abandono escolar, ações envolvendo a comunidade, entre outros.

Para imprimir cada vez mais transparência à concessão do bônus do Quadro do Magistério e à participação dos profissionais, a Secretaria da Educação realizou, em novembro de 2004, uma consulta sobre os critérios que deveriam constar da definição do bônus. Entre as alterações realizadas para o aprimoramento do bônus está a inclusão de critérios como a avaliação realizada pelo Conselho de Escola, onde a comunidade escolar teve a oportunidade de avaliar o desempenho da escola e a valorização da participação dos profissionais em cursos de formação continuada.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp