Lançamento da campanha contra o mesotelioma


10/11/2009 21:05

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/MESOTELIOMAMESA_0008ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o tema "Mesotelioma: você conhece esta doença?", foi realizado nesta terça-feira, 10/11, o lançamento da campanha que previne as pessoas do perigo do uso do amianto, produto responsável, segundo a Revista Médica Brasileira, pela incidência do mesotelioma maligno de pleura, um câncer que mata 100 mil pessoas por ano no mundo inteiro.

O deputado Marcos Martins (PT), autor da Lei 12.684, que proíbe o uso do amianto em todo o Estado de São Paulo, promoveu o ato para "conscientizar as pessoas e cobrar do poder público as ações de prevenção e de cumprimento da lei".

O evento contou com uma exposição em vídeo, comentado por especialistas, que apresentou os prejuízos para a saúde das pessoas que trabalham com o amianto, no mundo inteiro.

O deputado falou ainda sobre a indústria do amianto, a "indústria da morte, que faz lobby junto às câmaras municipais, Senado, Judiciário, procurando pessoas que se prestem ao triste papel de defender o produto. Aqui na Casa, encontraram um deputado que entrou com um projeto permitindo o uso do amianto por dez anos, podendo ser prorrogado por mais dez, tentando modificar uma lei que está em vigor. É um absurdo, porque, em dez anos, muitas pessoas vão morrer vítimas do amianto".

A mesa coordenadora do evento contou com a presença de, além de especialistas no combate ao amianto, médicos, engenheiros, sindicalistas e vítimas do produto.

alesp