Opinião - Convocação das empresas de energia para explicar apagões em São Paulo


08/02/2010 17:21

Compartilhar:


É digna de elogio a pronta ação do governador José Serra que determinou, no último fim de semana, em reunião de emergência, que o governo do Estado fizesse rigorosa cobrança das empresas responsáveis pelo setor elétrico em razão dos apagões de energia registrados em São Paulo. Em recente manifestação feita na Assembleia Legislativa, publicada no Diário Oficial do dia 30/1, eu já havia alertado o governador para o descaso para com os consumidores da AES Eletropaulo, que é responsável pela Capital e Grande São Paulo; e lembrava que a Eletropaulo aparece, entre as empresas com queixas registradas no Procon, em nono lugar no ranking das reclamações.

O fato que gerou irritação no governador José Serra, o descaso total das empresas do setor para com os consumidores já havia sido objeto de constantes protestos de minha parte, fato agravado agora com os constantes cortes de energia registrados nos últimos dias na capital paulista. Por exemplo, a população de 16 bairros, entre os quais Vila Madalena, Perdizes, Santana, Pinheiros e Itaquera, ficaram sem luz por mais de 24 horas.

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, em nota divulgada após o encontro com o governador, qualificou como "absolutamente inaceitável que a população fique mais de 24 horas sem energia elétrica", e enfatizou que "por se tratar de serviço essencial, as empresas de energia têm obrigação de estar preparadas para situações de emergência".

Antevendo a gravidade da situação gerada com os constantes blecautes, já alertei para a atuação ineficiente da AES Eletropaulo, lembrando que em recente levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Eletropaulo apresentou um aumento de 139% de reclamações por falhas constantes na prestação de serviços à população.

*Antonio Salim Curiati é deputado estadual e líder da bancada do PP.

alesp