Ex-presidente da Eletropaulo fala à CPI sobre a privatização


22/11/2007 20:01

Compartilhar:


Eduardo José Bennini, funcionário de carreira da Eletropaulo que ocupou várias posições na empresa, inclusive a de diretor presidente, compareceu à CPI que investiga possíveis irregularidades na privatização da concessionária de energia elétrica.

Falando na qualidade de testemunha, Bennini fez uma ampla explanação sobre a empresa e o seu processo de privatização. Respondendo questionamento do presidente da CPI sobre o método de avaliação da empresa, que foi comprada pelo preço mínimo estabelecido no edital, o executivo afirmou que, conforme praxe internacional, o preço é basicamente determinado pelo fluxo de caixa quando se trata de empresa que atua em áreas de concessão altamente reguladas, como foi o caso. "O que foi vendido foi a concessão. O patrimônio da empresa só pode ser alienado nos casos em que não seja essencial ao serviço. Mesmo assim, é necessária autorização da Agência Nacional de Energia", explicou.

O deputado João Caramez, relator da CPI, perguntou se, caso a Eletropaulo não houvesse sido privatizada, as tarifas para o consumidor teriam sofrido os mesmos reajustes. Bennini explicou que a carga tributária que incide sobre as tarifas de energia elétrica no Brasil é a maior do mundo, e que a tarifa praticada pela Eletropaulo é muito próxima à tarifa da Cemig, da Light ou das empresas sob o comando da Eletrobrás.

Caramez também indagou se o país corre o risco de um novo apagão. Bennini afirmou que o Brasil tem capacidade para desenvolver seu potencial energético aproveitando melhor os sítios hidrelétricos de pequena e média capacidade. "Até mesmo para grandes hidrelétricas, temos capacidade técnica para diminuir, e muito, o impacto ambiental verificado no passado. Mas também é preciso que as autoridades tenham maior objetividade e agilidade nos processos de licenciamento ambiental".

Sobre a utilização de gás para a geração de energia, Bennini afirmou que é complexa a equação do suprimento de gás, do ponto de vista econômico, político e diplomático.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp