CPI das Financeiras: juros excessivos em cartões de crédito

Associação Nacional dos Usuários de Cartões de Crédito vai comprovar irregularidades no setor
11/11/2002 17:48

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Na próxima quarta-feira, 13/11, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembléia Legislativa que investiga a cobrança de juros abusivos no Estado de São Paulo, presidida pelo deputado Claury Alves da Silva (PTB), ouvirá a presidente da Associação Nacional dos Usuários de Cartões de Crédito, Kássia Corrêa Silva. A reunião será realizada no plenário José Bonifácio da Alesp, a partir das 15h.

A ANUCC deverá apresentar aos integrantes da CPI denúncias de irregularidades cometidas por administradoras de cartões de crédito, como a aplicação de juros em percentuais acima do permitido por lei e a cobrança de taxas indevidas. A presidente da ANUCC levará documentos que, segundo ela, comprovam que os recursos captados a 2% no mercado financeiro pelos cartões de crédito são repassados ao consumidor a 13% ao mês. "A diferença entre o percentual de captação e o de aplicação na cobrança dos cartões é absurda e até agora nenhuma das administradoras conseguiu explicar o que para nós é um abuso contra a economia popular", diz o presidente da CPI.

Há dois anos, as investigações da CPI das Financeiras enfrentam liminares impetradas por bancos, operadoras de factoring e administradoras de cartões de crédito que se recusam a discutir práticas abusivas cometidas contra o consumidor financeiro. "A cobrança abusiva de juros é uma questão séria que precisa ser revista, pois, além da irregularidade em si, afeta negativamente os índices de emprego", avalia o deputado Claury.

alesp