Moradores pedem linha entre São Vicente e zona noroeste de Santos


12/09/2005 17:53

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) e uma comissão de moradores se reúnem na manhã desta terça-feira, 13/9, com o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Júnior. No encontro, será entregue um abaixo-assinado com cerca de mil assinaturas, defendendo a criação de uma linha de ônibus entre o centro de São Vicente e a zona noroeste de Santos, atendendo especialmente a população do Dique da Vila Gilda, conjuntos Dale Coutinho e Arthur da Costa e Silva, Ilhéu Alto e Baixo.

Conforme destaca a deputada Prandi, a criação dessa linha beneficiaria diretamente cerca de 50 mil pessoas. "Hoje, as pessoas que residem nesses locais têm extrema dificuldade em chegar ao centro de São Vicente, porque não há qualquer linha que passe próxima às suas residências e faça esse trajeto. Para acessar uma condução que faça esse percurso, é preciso percorrer uma longa distância a pé ou pegar dois ônibus", explica Maria Lúcia.

Para definir o itinerário mais adequado, membros da comissão de moradores percorreram todo o trajeto de carro. De acordo com a proposta que será apresentada ao presidente da EMTU, a linha teria como ponto final a Praça da Bandeira (centro de São Vicente). O percurso incluiria as ruas Benjamin Constant, Tenente Durval do Amaral, Aleixo Garcia, XV de Novembro, Alcides de Araújo e Sambaiatuba, em São Vicente. No trecho de Santos, passaria pelas ruas Caminho da Divisa, Prof. Horácio Cirilo, Arquiteto Esteves Romeu Martins Filho, av. Afonso Smith, rua Aniz Trajan, av. Brigadeiro Faria Lima, pça. Jerônimo La Terza, avenidas Álvaro Guimarães e Hugo Maia, rua Francisco Di Domenico, av. Jovino de Mello, ruas Eng. Paulo Filgueiras, Aderico M. Soares, Pastor Francisco G. da Silva, Ozório da Fonseca, Prof. Joaquim Valls, Antônio Freire, Leopoldo Bretano, Adriano Dias dos Santos e Cristiano Sollano.

Durante o encontro com o presidente da EMTU, responsável pelo gerenciamento de todas as linhas intermunicipais na Região Metropolitana da Baixada Santista, a deputada também vai reivindicar que a estatal intensifique a fiscalização para combater a superlotação nas linhas metropolitanas. "Tenho recebido muitas queixas e constatado in loco nas ruas e avenidas que os ônibus estão superlotados. A EMTU precisa exercer seu papel fiscalizador e exigir que as concessionárias coloquem mais ônibus em operação. A população paga caro e tem como contra-partida um transporte de má qualidade", conclui a parlamentar.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp