Gratuidade para professores em espetáculos culturais é tema de projeto


12/05/2003 18:07

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada Havanir Nimtz (Prona) apresentou projeto de lei que estabelece a gratuidade para o ingresso de professores da rede pública em espetáculos culturais no Estado de São Paulo, desde que patrocinados pelo poder público estadual.

De acordo com o projeto, serão beneficiados todos os docentes em exercício nos estabelecimentos públicos, mediante comprovação dessa condição por meio da apresentação de carteira fornecida pela Delegacia Regional de Ensino a que estiver vinculado o local de trabalho.

O objetivo da deputada é possibilitar ao profissional de ensino o acesso a produções culturais, de forma a mantê-lo atualizado e melhor preparado para ministrar aulas.

Havanir destaca que os professores não devem apenas repassar fórmulas prontas a seus alunos. "O acesso a espetáculos culturais auxilia o docente a desenvolver visão crítica de seus educandos, uma vez que a cultura é uma ferramenta indispensável a um ensino dinâmico e eficaz."

Segundo a deputada, ao longo dos anos, os professores tem sofrido com a desvalorização cultural e sua condição financeira difícil impede a freqüência a eventos culturais, oportunidade em que poderia assimilar novos valores sociais. "O exercício pleno do magistério está ligado à capacidade do professor em interpretar textos associados a práticas sociais e culturais", concluiu a deputada.

alesp