Curso aborda orçamento participativo em São Paulo


30/11/2000 16:10

Compartilhar:


O Orçamento Participativo, uma proposta implementada em cidades e estados administrados pelo Partido dos Trabalhadores, será tema de curso que acontecerá nesta sexta-feira e sábado (1 e 2/12), em São Paulo. O evento, denominado "Orçamento Participativo e Controle Social Sobre a Gestão Pública" é uma realização do Fórum Paulista de Participação Popular, que reúne entidades e lideranças interessadas em colocar a população em contato com as contas públicas.

O curso desta sexta-feira será realizado no Cepam (avenida Professor Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, em frente à Faculdade de Química). A atividade, que tem apoio do deputado estadual Hamilton Pereira (PT), é a primeira do gênero promovida pelo Fórum. A intenção é promover, futuramente, outros cursos com esse mesmo objetivo, inclusive em cidades do interior.

"Além de fortalecer a realização da proposta de Orçamento Participativo nas várias prefeituras do nosso estado, pretendemos ensejar condições e conquistar espaço para que o Orçamento do Estado seja formulado de forma pública e com ampla participação popular", dizem os organizadores do evento.

Programa. No primeiro dia do curso, sexta-feira, a partir das 18h, o assunto será "Por que e Como Foi a Experiência de OP no Município", com participação de representantes de Santo André, Belo Horizonte e Jaboticabal, para falar da iniciativa nessas cidades. No sábado, 2/12 o temas serão "O Processo Orçamentário" e "Como Estruturar o OP". O primeiro será apresentado por Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz e Áquilas Nogueira Mendes, ambos do Cepam. O segundo tema será discutido por Maria do Carmo Carvalho, do Instituto Polis, Marisa da Silva Rodrigues, de Santo André, e José Cássio Teixeira, da Afubesp.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp