Comissão aprova destinação de 5% de vagas do serviço público para ex-presidiários
Presidida pelo deputado José Caldini Crespo (PFL), a Comissão de Finanças e Orçamento reuniu-se nesta terça-feira, 29/11, para deliberar sobre os projetos de lei constantes da pauta.
Entre os itens que receberam parecer favorável dos parlamentares está o PLC 33/2003, de Afanasio Jazadji (PFL), que dispõe sobre a reserva de vagas nos concursos públicos para ex-presidiários. De acordo com a propositura, cerca de 5% de cargos e empregos públicos nos órgãos e entidades da administração direta, indireta e fundacional devem ser destinados a ex-presidiários. Um dos artigos do projeto diz que estes participarão dos concursos públicos "em igualdade de condições com os demais candidatos, no que respeita ao conteúdo e à avaliação das provas".
Após o julgamento das provas, serão elaboradas duas listas, uma geral, com relação de todos os candidatos aprovados, e uma especial, com a relação dos ex-presidiários aprovados, que deverão apresentar atestado expedido pelas varas das Execuções Criminais, no qual conste se já cumpriu totalmente a pena ou a cumprirá em liberdade. "Se em liberdade, o mesmo não poderá ser impedido de concorrer ao ingresso na administração pública. O objeto da propositura é: liberdade com trabalho."
O requerimento de abertura de processo disciplinar contra o deputado Milton Flávio (PSDB), de autoria do presidente da comissão, recebeu novo pedido de vistas. Sendo assim, o requerimento não foi votado. Crespo requereu a punição ao parlamentar tucano por ter considerado o discurso de Milton Flávio, proferido do Plenário Juscelino Kubitschek, em 21/11, "ofensivo" à comissão.
Audiência em Brasília
Devido à incompatibilidade da agenda do ministro da Saúde, José Saraiva Felipe, a audiência dos membros das Comissões de Finanças e Orçamento e de Saúde e Higiene foi remarcada para 12/12, às 15 horas. O objetivo da reunião é tratar da situação da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Orçamento 2006
Conforme o deputado Crespo, nos dias 13, 14 e 15/12, a comissão deverá deliberar o Projeto de Lei 700/2005, referente ao Orçamento do Estado para 2006. A proposta recebeu 12.024 emendas, 250 delas são resultado das 49 audiências públicas promovidas pela comissão em 49 regiões paulistas, e as outras 11.774 foram apresentadas por parlamentares, individual ou coletivamente.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições