Casal eleito por Sorocaba é diplomado para cargos legislativos


03/01/2007 15:41

Compartilhar:


Pela primeira vez na história política da região de Sorocaba marido e mulher são eleitos e diplomados pelo TRE a cargos do Legislativo. A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) foi reeleita para o segundo mandato e o ex-prefeito de Sorocaba, Renato Amary, eleito ao primeiro mandato na Câmara dos Deputados. No Estado de São Paulo, conforme dados das últimas quinze legislaturas da Assembléia Legislativa, essa também é a primeira vez que um casal se elege ao mesmo tempo e pelo mesmo partido, o PSDB.

Ambos filiaram-se ao PSDB em 1991. Renato Amary elegeu-se deputado estadual em 1994, tomando posse em 1995. Permaneceu na Assembléia Legislativa até 1996, ano em que ganhou a eleição para prefeito de Sorocaba. Maria Lúcia Amary, que sempre apoiou o marido aos cargos políticos, tornou-se presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, realizando dezenas de ações sociais que marcaram época.

Renato Amary ficou à frente do Palácio dos Tropeiros por dois mandatos. Foi reeleito em 2000, no primeiro turno, permanecendo na prefeitura até 2004, quando ajudou a eleger seu sucessor.

Maria Lúcia Amary, por sua vez, elegeu-se deputada estadual em 2002, com quase 76 mil votos. Assumiu a cadeira na Assembléia Legislativa e reelegeu-se em 2006 com 117.212 votos, junto com o marido, que foi eleito deputado federal com 188.331 votos. Foram os candidatos aos legislativos estadual e federal melhor votados na região de Sorocaba.

Com a atuação política pautada pela ética e pelo compromisso social com o desenvolvimento sustentável da região, o casal destacou-se entre políticos renomados de seu partido, tais como o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o governador eleito de São Paulo, José Serra, e o ex-governador Geraldo Alckmin.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp