PPS discute Região Metropolitana de Campinas neste sábado


29/11/2000 15:05

Compartilhar:


O futuro da recém-criada Região Metropolitana de Campinas (RMC) é o tema do 1.o Seminário do Partido Popular Socialista (PPS), que será realizado neste sábado, 2/12, a partir das 8h, no plenário da Câmara Municipal de Campinas. O evento, proposto pelo deputado estadual Petterson Prado (PPS), tem o objetivo de discutir vários aspectos ligados à Grande Campinas, desde o histórico da concepção do projeto de implantação até as questões políticas, legais e de meio ambiente. Durante o seminário, a direção regional do PPS irá propor, em ato inédito, a criação de uma coordenadoria metropolitana do partido, reunindo as executivas dos 19 municípios que compõem a RMC.

Além da presença de filiados e de lideranças do PPS baseadas na RMC, o seminário vai contar com a participação do coordenador técnico da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, Maurício Hoffmann, responsável pela elaboração dos projetos do governo que criaram as regiões metropolitanas da Baixada Santista e de Campinas. Hoffmann fará uma exposição sobre a implantação da RMC. A advogada Darcy Pimentel, especialista em legislação de áreas metropolizadas, o engenheiro sanitarista Marcos Cunha e o presidente estadual do PPS, deputado Arnaldo Jardim, também farão parte do seminário.

O presidente do diretório municipal do PPS de Campinas, David Zaia, abordará as questões partidárias envolvendo a implantação da Grande Campinas. Zaia também vai propor a criação de uma coordenadoria socialista para assuntos metropolitanos, com a participação de membros dos 19 diretórios municipais das cidades da RMC. O objetivo da coordenadoria, segundo Zaia, será articular as ações dos membros do partido, sobretudo vereadores e prefeitos, orientando a atuação política no sentido das decisões tomadas no âmbito da RMC.

O encerramento do seminário será feito pelo deputado Petterson Prado, que falará sobre a participação da Assembléia Legislativa no processo de discussão e aprovação da RMC. "O seminário será uma boa oportunidade para discutir a metropolização, não só sob o ponto de vista político, mas também enxergando as necessidades dos moradores", afirma Petterson. Apesar de voltado a representantes do PPS, o seminário será aberto ao público.

A RMC foi instituída pelo governador Mário Covas em 19 de junho deste ano, após ser aprovada pela Assembléia Legislativa. É a terceira região metropolitana implantada no Estado (as outras são a da Grande São Paulo e a da Baixada Santista). Em janeiro, com a posse dos prefeitos eleitos em outubro, os conselhos consultivo e deliberativo deverão ser formados e, só a partir deste ato, a RMC começará a produzir resultados práticos.

Além de Campinas (sede administrativa), a RMC é composta pelas cidades de Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D´Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. Juntos, estes municípios possuem 2,3 milhões de habitantes (6,3% da população total do Estado) e respondem por um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente R$ 17,2 bilhões.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Petterson Prado - 3886-6567/6534)

alesp