Notas de Plenário


30/05/2005 18:24

Compartilhar:


Imparcialidade administrativa

O deputado Milton Flávio (PSDB) congratulou-se com o governo estadual pela iniciativa de construir o novo prédio do fórum em Botucatu, já que a antiga edificação está deteriorada: "Há seis anos, o Executivo liberou a verba para a construção do novo prédio, mas as autoridades municipais " que pertencem ao Partido dos Trabalhadores " não tinham condições de contribuir com a sua quota, que é de 20%", afirmou Flávio. A liberação de R$ 37 milhões para o Projeto Água Limpa foi outro assunto abordado pelo deputado, para quem "trinta e dois municípios que não têm tratamento de esgoto serão beneficiados. Com isso, o índice de mortalidade infantil se reduzirá ainda mais". Flávio ratificou a "imparcialidade administrativa" do governo, "que se preocupa com o cidadão, independente de agremiação partidária".

Todos são iguais

"A Parada do Orgulho Gay, realizada ontem, 29/5, na avenida Paulista, demonstra que todas as pessoas são iguais e têm a prerrogativa de escolher o caminho que querem seguir, seja no campo religioso ou sexual", declarou José Dilson (PDT). A Parada do Orgulho Gay, considerada um dos principais eventos no calendário estadual, teve como tema central a união civil de pessoas do mesmo sexo. O parlamentar lembrou que o evento, que este ano reuniu cerca de dois milhões de pessoas, também movimenta a economia do Estado. Depois, José Dilson deu ênfase ao pacote de 46 projetos que serão encaminhados à Assembléia pelo Executivo, e que devem ser implementadas até o final desta gestão. Este governo, para ele, "é um dos melhores que já passou pelo Estado".

E são do mesmo partido...

"A Assembléia Legislativa não pode esquecer a tragédia que assolou tanto a Capital quanto a Região Metropolitana na semana passada...", disse o deputado Nivaldo Santana (PCdoB), ao comentar o resultado das fortes chuvas que inundaram dezenas de bairros por todo o Estado. Santana lamentou o "constrangedor bate-boca" entre os governos estadual e municipal sobre as enchentes declarando: "Geraldo Alckmin dizia que a responsabilidade é do prefeito e este, por sua vez, dizia que o governo estadual está no poder há 10 anos e ele, apenas há alguns meses..." o deputado lembrou que a campanha eleitoral municipal explorou o fato de os dois administradores serem do mesmo partido. "Diziam que São Paulo só teria a ganhar com essa parceria, mas percebemos que nada disso aconteceu".

Contra enchentes, a lei

O deputado Simão Pedro (PT) também comentou as enchentes e o transbordamento do Rio Tietê, que trouxeram enormes prejuízos para a cidade de São Paulo e foram destaque de editorial do jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira. "O jornal isenta Geraldo Alckmin da responsabilidade, mas define como patéticas as placas colocadas ao longo do rio e cobra algumas medidas necessárias". Entre as medidas, estão a criação de legislação que controle os níveis de impermeabilização do solo e a ocupação das áreas de mananciais. "O projeto que trata da Guarapiranga, que é de fundamental importância, ficou quase um ano parado na Comissão de Constituição e Justiça e agora está pronto. Espero que os deputados compareçam na Comissão para aprová-lo".

Festejando enchentes

"O governo lança o projeto Água Limpa para enfrentar questões de saneamento básico em municípios não atendidos pela Sabesp", disse o deputado Arnaldo Jardim (PPS), explicando o projeto lançado pelo governador Geraldo Alckmin, que irá atender 94 municípios e tem investimento de aproximadamente R$ 100 milhões. Obras como a construção de redes e captação de esgotos serão realizadas em cidades como Martinópolis, Urupês, Tanabi e Palmital. "Os recursos já liberados irão atender inicialmente 36 municípios". Arnaldo Jardim "estranhou" o discurso de Nivaldo Santana sobre as enchentes que, segundo ele, parecia estar alegre e colocando a disputa partidária acima dos interesses da população. "Ele estava festejando as enchentes. Por favor, vamos deixar de lado essa postura de comemorar os infortúnios e discutir questões de interesse da população", finalizou.

É igual feira, bom na rua dos outros...

O deputado Conte Lopes (PP) disse achar muito interessante a Parada Gay realizada domingo em São Paulo. "Algumas pessoas levam toda a família para assistir. Quando isso é tratado com normalidade, com crianças assistindo, não acho nem um pouco educativo". O deputado acredita que o contato das crianças com essas situações não é instrutivo, e que todo cidadão normal deseja que seu filho case com uma mulher e constitua uma família. "Não vejo ninguém orgulhoso por ter um filho gay. Isso é igual feira, é muito bom, mas na rua dos outros, não na minha". Conte Lopes defendeu que cada um tem sua opção sexual, mas que com todas essas mudanças "parece que daqui alguns dias quem não for gay e não aceitar isso será considerado um ermitão."

Para apurar as enchentes, CPI no céu

"Causou-me estranheza o discurso do deputado Nivaldo Santana que pareceu demonstrar satisfação com o desastre acontecido em São Paulo", afirmou o deputado Milton Flávio (PSDB) ao voltar à tribuna. O parlamentar disse que Nivaldo discordou das placas que estavam expostas ao longo do rio, mas que elas eram verdadeiras e que a cidade estava realmente há 3 anos sem enchentes. Milton Flávio disse ter sido questionado por uma jornalista sobre o que a Assembléia pode fazer a respeito das enchentes. "Respondi que, pelo que me parece, não está em nossas mãos fazer uma CPI no céu ou brigar com São Pedro pela quantidade de chuva. Não existem condições humanas de se controlar chuvas tão fortes". O deputado condenou a postura de "quanto pior melhor" adotada por Nivaldo Santana e assegurou que o governo irá se esforçar ainda mais para minimizar as enchentes

alesp