Claury e Claudemir garantem Vara da Justiça Federal para a região de Ourinhos

Subseção poderá ser instalada até abril do próximo ano em Ourinhos
15/12/2000 15:20

Compartilhar:


Audiência marcada pelo deputado estadual Claury Alves da Silva (PTB) com o desembargador federal presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, José Kallás, ocorrida na tarde de desta quarta-feira, 13/12, sacramentou a criação de uma Vara da Justiça Federal em Ourinhos. O pedido foi aceito pelo presidente do TRF diante do compromisso do prefeito eleito Claudemir Alves da Silva (PTB) de destinar um prédio para instalar inicialmente a subseção da Justiça Federal. "Foi um presente à nossa cidade no dia do seu aniversário", comemorou o deputado.

Em janeiro, o engenheiro do TRF virá a Ourinhos avaliar as cinco opções de prédios que o prefeito eleito levantou através de sua assessoria. O diretor-geral do TRF, Arlindo Rufino, informou que será necessário um espaço mínimo de aproximadamente 900 metros quadrados. O projeto físico de instalação e a contratação dos servidores que atuarão na Vara Federal de Ourinhos correrão por conta da União. Os esforços da nova administração, segundo Claudemir, serão no sentido de viabilizar a inauguração da subseção até abril de 2001.

Hoje, durante a sessão ordinária da Assembléia Legislativa, o deputado Claury fará um pronunciamento em plenário enaltecendo a receptividade do presidente do TRF José Kallás à reivindicação da comunidade ourinhense. Na sessão do dia 13, Claury falou da tribuna da Alesp sobre o aniversário de 82 anos do município.

Acompanharam a audiência a convite do deputado e do prefeito eleito de Ourinhos, o vereador João da Luz (PSDC) - futuro chefe de Gabinete da PMO -, o vereador eleito José Roberto Nunes Safera (PTB) - pré-candidato à presidência da Câmara -, o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Gilberto Bernardini, o procurador federal do INSS José Renato Lara Resende e o advogado Odayr Alves da Silva, pai do deputado e do prefeito eleito.

Claudemir assumiu o compromisso também de doar à Justiça Federal uma área de no mínimo 10 mil metros quadrados para a construção, num segundo momento, por parte da União, do prédio próprio que poderá abrigar até seis varas federais.

A reivindicação foi alicerçada por um projeto de instalação preparado pelo deputado Claury, pelo prefeito eleito e por colaboradores do meio judiciário. Diversos dados foram elencados, como a informação de que o número de processos gerados em Ourinhos e nos municípios vizinhos que tramitam em instância federal aproximam-se de 5 mil.

Arlindo Rufino informou que deverão prestar serviços na subseção de Ourinhos cerca de 20 servidores, todos concursados. "Sem considerarmos os serviços que normalmente são terceirizados, como limpeza e outros", acrescentou Rufino. Os menores salários, segundo o diretor, ficarão na faixa entre R$ 800 e R$ 1.200, equivalendo respectivamente às funções de técnico e analista. "Já demos o pontapé inicial em nossa meta de gerarmos mil novos postos de trabalho nos primeiros 180 dias de governo", lembrou Claudemir.

Claury destacou a disposição do prefeito eleito em destinar inicialmente um prédio à Justiça Federal como a peça que faltava para viabilizar a conquista. "O interesse do Claudemir traduz o interesse da comunidade ourinhense em trazer para Ourinhos e região uma Vara da Justiça Federal", afirmou o deputado. Conforme o projeto apresentado ao TRF, a subseção de Ourinhos poderá congregar 28 municípios.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves da Silva - 3886-6383/6859)

alesp