Sorteio de casas populares em Boituva

Mais de duas mil famílias participaram do acontecimento, que reuniu o governador Geraldo Alckmin e o deputado Luiz Gonzaga Vieira
05/12/2002 16:53

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) acompanhou o governador Geraldo Alckmin em sua primeira visita à região Sudoeste do Estado após sua reeleição. O governador foi a Boituva onde, ao lado de Gonzaga, sorteou 120 apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O encontro aconteceu no Centro Municipal de Eventos e reuniu 2.689 famílias, que concorriam ao sorteio da casa própria.

A construção de mais esse conjunto habitacional para a cidade faz parte das conquistas do deputado que, atuando com o presidente da CDHU, Luiz Antônio Pacheco, tem conseguido a implantação de unidades habitacionais da companhia em quase todas as cidades da região.

Os apartamentos, que têm 46 metros quadrados cada e ficam na Avenida Nelson Andrade, estão sendo construídos pelo sistema de empreitada global. Por esse molde, os empreendimentos são viabilizados por concorrência pública e em parceria com as prefeituras, que são responsáveis pela doação do terreno e execução da infra-estrutura.

Do total de moradias, 7% foram sorteadas às famílias que têm algum membro portador de deficiência, 5% a idosos e 4% à Polícia de São Paulo -- sistema de distribuição que atende a programas especiais, criados pela gestão do PSDB.

Durante o encontro, Alckmin falou da atuação do Governo do Estado no setor habitacional e anunciou um novo programa. "Por meio do Banco do Povo, iremos destinar recursos no valor de até R$ 5 mil para o término de casas em construção ou reforma. O sistema inicialmente será implantado em algumas cidades de maior porte, como Sorocaba, por exemplo. No futuro, deve-se espalhar por todas as cidades do Estado", informou.

Gonzaga também falou da importância de implantar conjuntos habitacionais nas cidades do sudoeste paulista. "Muitos dos municípios de nossa região não sofrem com o problema da fome e desnutrição, mas penam com o problema de infra-estrutura e principalmente de habitação. Por esse motivo, vemos o aumento crescente de favelas e a disseminação de barracos. Esse novo programa implantado pelo Governo do Estado tem como objetivo sanar o déficit habitacional, que ainda é grande", informou.

Os novos apartamentos deverão ser entregues nos próximos seis meses.

Cerquilho-Jumirim

Depois da visita a Boituva, deputado e governador seguiram para Cerquilho e Jumirim, onde fizeram a inauguração oficial da pavimentação e obras de melhoria da estrada vicinal que une as duas cidades. Ao todo, 16 quilômetros foram totalmente reestruturados, criando uma novo canal para o escoamento da produção agrícola e industrial na região, que passa a beneficiar 35 mil pessoas.

Gonzaga comentou as melhorias que estradas bem equipadas podem trazer para o progresso econômico regional. "Com estradas qualificadas podemos, além de transportar com mais rapidez, segurança e eficácia nossa produção econômica, criar caminhos para atrações turísticas", finalizou, pedindo atenção para a importância do setor na geração de empregos e renda.

alesp