Fórum propõe prioridades e metas de desenvolvimento com eqüidade social

com foto
09/08/2000 13:35

Compartilhar:


Em parceria com a Fundação Seade, o Fórum São Paulo Século XXI, proposto pelo Legislativo paulista no intuito de pensar o progresso do Estado nos próximos 20 anos, está executando um trabalho para definição de prioridades e metas de desenvolvimento com eqüidade social, no estabelecimento de critérios para os municípios paulistas. Trata-se de uma evolução constante da qualidade de vida para toda a população do Estado.

Tendo isto em mente, existe a necessidade de um trabalho conjunto entre legisladores, governo e estatísticos na busca de políticas sociais, inclusive com a necessidade de indicadores mais complexos, definidos por Felícia Madeira, do Seade, como sendo "indicadores de terceira geração que possibilitarão mudanças de curto prazo".

Segundo Madeira, "o sucesso do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) vem suscitar indicadores mais sofisticados, devido à complexidade de situações em que é usado e é esta a novidade que o Seade propõe ao Fórum". Para ela, "é importante que o processo tenha se iniciado aqui na Assembléia, já que é uma proposta que abarca todo o Estado".

Na exposição feita por Madeira, foi apresentado o Indicador de Terceira Geração, que se compõe de três outros indicadores: de resultados, de esforços e de participação.

O Indicador de Resultados mede situações atuais ou tendências recentes, em geral expressas em valores como taxa de escolaridade, de atendimento à saúde etc. Já o Indicador de Esforços mostra o envolvimento dos municípios em programas específicos, mas que não têm seus resultados manifestos rápida e claramente. E o Indicador de Participação trabalha com o grau de envolvimento da sociedade civil nos conselhos de educação e de saúde, conselhos tutelares, comissões de emprego etc.

Segundo Madeira, a união destes três indicadores, visando um trabalho para medir a atuação dos municípios nas áreas de saúde, educação e renda (geração de empregos), acaba levando a uma premiação, que é "a luta por uma melhor qualidade de vida da população". É como se fosse um chamado de atenção para aquilo que os municípios vêm realizando, gerando uma "competição" saudável entre os municípios na busca da melhoria do IDH.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vanderlei Macris, elogiou o trabalho apresentado pela Fundação, dizendo que "essa parceira com o Seade constrói algo inédito: uma proposta motora na construção de um projeto importante para o Estado, com os olhos voltados para o futuro".

alesp