Opinião - Um ano de muita luta, grandes vitórias e muito mais a se fazer


28/11/2008 15:57

Compartilhar:


Em meu primeiro mandato como deputado estadual pelo Partido Verde, assim que assumi o cargo em março de 2007, decidi "adotar" os quarenta e cinco municípios que fazem parte da região sudoeste do Estado de São Paulo.

Eleito com quase 50 mil votos e tendo Itapetininga como minha base eleitoral, posso afirmar que hoje, sou o único deputado estadual que representa a região na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Como político atuante tenho feito uma constante peregrinação nesses municípios, levantando seus problemas, encaminhando providências, prestando contas e, principalmente, ouvindo os relatos da população. Afinal, governar é ouvir o povo e atender suas reivindicações da melhor forma possível.

Fora do gabinete, percorri só em 2008, mais de 100 mil quilômetros, visitando vários municípios da região onde atuo. Como deputado, minha principal preocupação é a melhoria das condições sócio-econômicas da região pois tenho tido participação ativa junto aos secretários estaduais. Em reuniões constantes, procuro reivindicar soluções que atendam as necessidades da população dos vários municípios.

Estudo sócio-econômico 

A preocupação com a situação de abandono da região sudoeste do Estado fez com que eu elaborasse um diagnóstico nos 45 municípios, que culminou com a criação de um perfil socioeconômico da área.

Posso dizer que esse estudo " o mais completo já realizado na história da região " foi um verdadeiro marco na sua vida político-administrativa, pois, a partir dele, a região passou a ser vista de uma outra maneira pelo governo do Estado. Apesar das carências, existe um enorme potencial a ser desenvolvido.

Ciente disso, o governador Serra, dotado de grande sensibilidade social, deu uma enorme importância ao estudo e lançou, em maio último, o primeiro pacote de investimentos na região, com um aporte de cerca de R$ 400 milhões.

Estradas vicinais

Minha preocupação em gerar recursos e levar o desenvolvimento a toda a região não tem limites. Sempre preocupado em atender às necessidades dos municípios que "adotei", tenho conseguido chamar a atenção do governo estadual para as necessidades básicas dos municípios carentes, para que ações importantes sejam feitas em direção ao desenvolvimento.

Mais uma vez, o governador José Serra, atendendo às minhas reivindicações " e de outros colegas deputados " lançou em novembro a primeira etapa do Programa de Recuperação de Acessos aos Municípios, com um investimento inicial de aproximadamente R$ 1,15 bilhão na recuperação e melhoria de rodovias e acessos, em todo o Estado mas especialmente em Itapetininga e região.

Saúde

Mas não é só a má conservação das estradas e vicinais que faz parte da minha lista de reivindicações. Na questão da saúde tenho conseguido grandes conquistas. Um exemplo claro disso - e que beneficiou milhares de funcionárias públicas de todo o Estado - foi a aprovação do projeto de lei de minha autoria que amplia o período de licença maternidade de 120 para 180 dias. Sancionado pelo governador, virou lei e a repercussão positiva fez com que o presidente Lula também adotasse a mesma condição em todo o país.

A situação do Iamspe no município de Itapetininga também está na pauta apresentada ao governo do Estado. Foi esse um dos assuntos priorizados por mim após a reativação do convênio. Agora, novos médicos estão sendo credenciados para melhorar o atendimento com a estrutura do Prevenir no município.

Outra grande preocupação é em relação à questão salarial dos servidores do DER e da secretaria da Agricultura. Tanto os da ativa quanto os aposentados e pensionistas estão sofrendo há muito tempo com salários completamente defasados. Por isso estou empenhado em uma luta sem trégua junto com o sindicato da categoria e com demais colegas para que essa terrível injustiça seja sanada.

Para o ano que vem posso vislumbrar mais trabalho e grandes realizações pela frente. Em 2009 teremos de continuar somando forças em prol dos interesses da população, pois o desenvolvimento da nossa região está acima das questões políticas. Por isso, vamos lutar juntos!

*Edson Giriboni é deputado estadual pelo PV, engenheiro e administrador de empresas e foi vice-prefeito de Itapetininga por dois mandatos.

alesp