Resíduos sólidos é tema de programa de TV


12/04/2010 17:39

Compartilhar:


A TV Assembleia apresenta, no dia 16/4, às 21h, o programa "Assembleia Convida", com o deputado Davi Zaia (PPS) entrevistando seu colega da Câmara dos Deputados, em Brasília, deputado federal Arnaldo Jardim. O tema é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que preocupa não somente o nosso país, mas também governos de todo o mundo, já que o desafio atual é saber como fazer para descartar a quantidade enorme de resíduos produzidos diariamente, principalmente de lixo hospitalar e de outros materiais como pilhas, baterias de celulares e restos de computador.

Um dos assuntos abordados é o fim dos lixões como se conhece atualmente e a substituição destes pelos aterros sanitários e o reaproveitamento do resíduos, através da logísitica reversa, ou seja, parte-se do princípio da utilização de materiais que podem ser reaproveitados depois de seu uso em determinado produto, e ainda para gerar energia. Outra questão é o apoio de linhas de crédito para atividades como as cooperativas de reciclagem.

O deputado federal Arnaldo Jardim foi presidente do grupo de trabalho que examinou o parecer ao Projeto de lei 203/1991, que dispõe sobre acondicionamento, coleta, tratamento, transporte e destinação final de resíduos. Foram 19 anos de tramitação na câmara, culminando com a sistematização feita pelo grupo de trabalho de centenas de projetos em torno do tema, que resultaram na Política Nacional de Resíduos Sólidos.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp