Audiência pública sobre CESP reúne os secretários


23/03/2004 16:38

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luiz Gonzaga Vieira

O deputado Luiz Gonzaga Vieira (PSDB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, coordenou, durante esta semana, reunião em que estiveram presentes dois secretários estaduais: Eduardo Guardia, da Fazenda, e Mauro Arce, de Energia. O encontro serviu para explicar aos deputados os motivos que levaram o governo a apresentar projeto que autoriza o Estado a oferecer contragarantias para que a CESP contraia financiamento de R$ 1,35 bilhão junto ao BNDES.

De acordo com o governo, o projeto uma tentativa de equilibrar financeiramente a empresa. Segundo Guardia, em 1996, a dívida da empresa atingia 8,8 bilhões de dólares e foi reduzida praticamente pela metade até 1999. "Desde então, a empresa tem feito esforços para reduzir os gastos e sanear o caixa".Pelas contas do secretário, em 2003 o valor da dívida chegou a 3,49 bilhões de dólares e o Estado garantiu operação com o BNDES para o financiamento de U$ 450 milhões, uma vez que a dívida da empresa é com o governo federal, mas quem apresenta garantia é o Estado de São Paulo.

"Trata-se da nova etapa de um escalonamento de pagamentos que devem ser feitos em longo prazo", definiu.

Guardia afirmou que o faturamento da empresa em 2003 foi comprometido devido ao impedimento de renovação de contratos, num montante de R$ 450 milhões. "Essa operação não terá impacto sobre as finanças do governo do Estado", garantiu.

Coincidência

Mauro Arce afirmou que, apesar da situação financeira, a CESP aumentou em 25% sua capacidade energética e conseguiu concluir obras em três usinas. "A empresa é saudável e tem um quadro funcional equilibrado e pequenas despesas operacionais", argumentou.

Conforme o secretário, o grande problema da empresa é que houve a coincidência de pagamentos, que acabaram por comprometer a CESP. Guardia afirmou que o projeto trata de garantias para o alongamento da negociação de uma dívida já existente e não para novos financiamentos.

lgvieira@al.sp.gov.br

alesp