Solene comemora 40 anos de ensino vocacional


09/12/2002 14:12

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Por iniciativa do deputado Sidney Beraldo (PSDB), realizou-se nesta segunda-feira, 9/12, na Assembléia Legislativa, sessão solene em homenagem aos 40 anos do ensino vocacional. A professora Olga Chagas, da USP, fez um breve discurso sobre a história do ensino vocacional, a partir do ano de 1955, quando o então embrião deste projeto era a implantação das classes experimentais.

De acordo com a professora, o objetivo sempre foi a o trabalho em grupo e a socialização do aluno, trazendo a realidade para o seu presente, engajando-o na comunidade, na luta social e política. Este projeto vigorou nas escolas estaduais de 1962 a 1969. As principais cidades que participaram efetivamente do ensino vocacional foram São Paulo, Americana, Rio Claro, Batatais e Barretos.

A professora Ângela Rabelo Maciel de Barros lembrou que a grande âncora deste trabalho foi Maria Nilde Mascellani, que dedicou toda a sua vida à Educação. "Não se pode esquecer o esforço da professora Nilde para educar e formar indivíduos por inteiro, capazes construir coletivamente um mundo sem iniquidade", afirmou.

alesp