Deputada cobra solução para problemas na travessia de barcas


12/05/2005 12:50

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está cobrando providências para os problemas que afetam a travessia de passageiros entre Santos e Vicente de Carvalho (Guarujá). A Dersa cancelou a reunião que teria com a deputada nesta terça-feira, 10/5, para discurtir o assunto. A deputada afirmou que vai elaborar um dossiê sobre a precariedade desses serviços, a ser encaminhado ao secretário de Transportes, Dario Rais Lopes.

Ao considerar que a modernização de tais serviços, prometida há dois anos,, não foi efetivada, Prandi garante que "não adianta reformar as estações de embarque, como foi feito, porque o desconforto é apenas um dos itens de queixas. A parlamentar alerta também para o fato de as queixas dos usuários se agravarem nos horários de pico, quando viajam "como sardinhas em lata".

Em 2003, foram anunciadas várias melhorias, entre elas a modernização das barcas em operação e a aquisição de novas embarcações. "Todas as lanchas utilizadas na travessia estão em tráfego há 30 anos, em média. Por serem antigas, a Capitania dos Portos estabelece uma velocidade de navegação baixa. Com as novas lanchas, o limite seria ampliado, o tempo de percurso reduzido e o número de viagens aumentado".

Nas discussões para definição do Orçamento Estadual de 2005, a deputada apresentou emendas, totalizando mais de R$ 40 milhões, para reforçar os investimentos estaduais na melhoria e ampliação das travessias litorâneas. "Infelizmente, a bancada governista inviabilizou os recursos", declara.

Bicicletas

Maria Lúcia também cobra do secretário a garantia de que os ciclistas continuarão tendo gratuidade na travessia de balsas entre Santos e Guarujá e Guarujá-Bertioga. A isenção de tarifa é uma antiga conquista. "Não podemos sequer admitir que se pense em cortar o benefício. Milhares de trabalhadores e estudantes têm na bicicleta seu meio de transporte".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp