Assembléia Legislativa do Estado divulgará potencial turístico do litoral Norte


08/12/2000 18:06

Compartilhar:


Uma exposição com os produtos turísticos do litoral Norte vai marcar o encerramento das atividades do grupo temático Turismo e Serviços, que compõe o Fórum São Paulo Século XXI, coordenado pelo deputado estadual Paulo Julião (PSDB), prefeito eleito de São Sebastião. O evento vai reunir a produção cultural da região e o trabalho de artesãos do município, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, entre os dias 12 e 15 de dezembro, no Espaço Cultural V Centenário da Assembléia Legislativa. A abertura do evento será no dia 11, às 18 horas e contará com a presença de autoridades e empresários do setor, podendo ser visitada pelo público das 10 às 20 horas.

Turismo e Serviços é um dos 16 grupos temáticos do Fórum São Paulo Século XXI, formado com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade para "pensar" o futuro de São Paulo para os próximos anos. As propostas para o desenvolvimento do setor de turismo resultaram de quatro seminários realizados ao longo desse ano.

O relatório aponta ações para as áreas de infra-estrutura, hotelaria, bares e restaurantes, parques temáticos, feiras e eventos, capacitação de recursos humanos, promoção, recursos financeiros e legislação. "O principal objetivo do Fórum é gerar renda e riquezas, melhorando a qualidade de vida da população", observou Julião.

Exposição - A exposição trará para a Capital um pouco do potencial turístico do litoral Norte, através de posters, folheteria, artesanato, produtos típicos e outros. O evento apresentará uma mostra das riquezas culturais caiçaras, obras literárias e artísticas, bem como os hábitos indígenas, retratando as atividades das reservas, como do núcleo de Boracéia, em São Sebastião, e Picinguaba, de Ubatuba.

Julião ressalta que esses bens devem ser racionalmente explorados, sem descaracterizar a tradição e a cultura regionais. "Turismo é um dos setores que mais gera empregos no mundo, responsável por mais de 10% da mão-de-obra global e deve ser tratado com planejamento e profissionalismo", frisou.

O deputado observa que São Paulo é o principal emissor e de turistas do país. Porém, muitas pessoas deixam de viajar internamente por desconhecer as riquezas e potencialidades do próprio Estado.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Paulo Julião - 3886-6745/6775)

alesp