Assembléia forma primeira turma do curso de Informática (Com fotos)

Da redação
30/01/2002 15:30

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realiza nesta quinta-feira, 31/01, às 19 horas, no auditório Franco Montoro, a cerimônia de formatura da primeira turma de 450 alunos do Curso de Qualificação e Requalificação na Área de Informática, que recebeu o nome de Florestan Fernandes, em homenagem ao sociólogo. O curso é resultado de uma parceria do Poder Legislativo com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, Sindalesp e Afalesp (entidades que representam os funcionários da Assembléia), promovido com recursos do Fundo de Assistência ao Trabalhador (FAT).

O curso (de 60 horas) foi aberto em 26 de novembro do ano passado com a finalidade de proporcionar à comunidade em geral a oportunidade de iniciar ou se reciclar numa área de trabalho específica, gratuitamente. Além do suporte técnico, deputados e especialistas ministraram palestras sobre cidadania, como direitos trabalhistas e cooperativismo.

A turma de 450 alunos foi dividida em duas: 360 assistiram às aulas na Assembléia e 90 no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os inscritos distribuem-se em faixas etárias de 16 anos até 70 anos. Uma das participantes do curso é a estudante Fabiana Maria de Lima, de 17 anos, que trabalha no restaurante da Assembléia. Segundo a estudante, até então, ela nunca havia trabalhado com computador. "Aprendi bastante e já estou aplicando os conhecimentos no meu trabalho", completou a estudante.

O coordenador do curso, Fernando Antonio Bortoni, lembrou que mais duas turmas serão formadas nos próximos dias: uma na Baixada Santista e outra na Capital.

O curso na Baixada foi realizado em Vicente de Carvalho, no Guarujá, com 200 alunos, em parceria com o Sindicato de Servidores do Município. A cerimônia de formatura será realizada na sexta-feira, 1º de fevereiro. O curso da Capital foi realizado no Jardim Camargo Novo, Itaim Paulista, Zona Leste, com 150 pessoas. A formatura está marcada para 17/02.

Fernando Antonio Bertoni disse que o projeto alcançou os objetivos. "Tivemos pessoas que nunca haviam sentado à frente de um computador e pessoas que estão buscando uma nova colocação no mercado", comentou o coordenador.

alesp