Deputada quer prisão imediata de responsáveis por vandalismo em Santos


03/06/2003 18:29

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi



Por considerar absolutamente graves os atos de vandalismo que vitimaram mais de 20 comerciantes de Santos, na madrugada de domingo, 1/5, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) acionou o secretário da Segurança Pública do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho. Ela reivindica o máximo esforço para a imediata identificação e punição dos culpados.

A parlamentar também pediu ao secretário o aumento do policiamento preventivo. Prandi quer, ainda, providências contra os furtos e invasões de lojas, que ocorrem com freqüência no centro de Santos, principalmente nos finais de semana. Cópia do ofício enviado ao secretário Saulo Abreu foi encaminhada ao delegado regional da Polícia Civil, Alberto Corazza.

"Onde estava o policiamento quando ocorreram os ataques de vandalismo?", questionou a deputada. "Não foi um caso isolado, foram ações seqüenciais, que um policiamento mais completo e eficiente poderia ter coibido". Segundo Prandi, várias lojas depredadas estão situadas a poucos metros de um distrito policial que funciona 24 horas.

"Somos uma cidade turística e o comércio é um item fundamental. Os comerciantes não podem trabalhar com medo ou inseguros. Não podem ter receio de investir em seus estabelecimentos e sofrer prejuízos. O comércio precisa ser forte e se expandir", afirma a parlamentar.

A deputada diz que é preciso descobrir se o ato foi praticado por gangues ou se foi crime encomendado, como suspeitam algumas vítimas. "Em qualquer das situações preocupa e não pode ficar impune. A rápida reação e punição inibirá a ocorrência de atos semelhantes", diz ela.

Prandi denuncia a proliferação de serviços particulares de segurança, para suprir deficiências do policiamento público. "Nem sempre os seguranças particulares são preparados", pondera. "O que a princípio é colocado como solução ou alternativa, pode ter efeito contrário e aumentar a insegurança, por despreparo dos agentes. Precisamos de segurança pública eficiente. O contribuinte paga caro por uma segurança que deixa muito a desejar", conclui a deputada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp