Governador diz que eleição da Mesa Diretora é assunto interno da Assembléia


01/02/2005 20:42

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O governador Geraldo Alckmin afirmou em coletiva à imprensa nesta terça-feira, 1º/2, durante a solenidade de comemoração dos 170 anos da Assembléia Legislativa, que "a composição da nova Mesa Diretora é um assunto interno do Legislativo" e que, portanto, não apontaria nomes.

Alckmin disse que, a exemplo da representação atual da Mesa, a próxima deverá contar com a unanimidade, uma vez que a bancada governista é integrada por 70% dos parlamentares estaduais.

O governador não se pronunciou sobre quem ele apoiaria dentro do PSDB. "A bancada está em processo de escolha", disse Alckmin, lembrando que no período em que foi deputado seus candidatos à presidência da Casa não foram os eleitos: "Apoiei o nome de Vanderlei Macris e o escolhido foi Nefi Tales, em seguida indiquei Luiz Máximo e o eleito foi Luiz Carlos Santos."

Quanto ao possível ingresso da deputada Havanir Nimtz (PRONA) no PSDB, o governador afirmou que se a colega de profissão (a parlamentar é médica) está disposta a trabalhar com seu partido, será bem recebida.

Parlamento histórico e Cesp

O governador lembrou que uma cidade paulista, São Vicente, abrigou o primeiro parlamento brasileiro. "São Paulo sempre teve o compromisso na defesa da democracia", completou.

Segundo Alckmin, o Legislativo paulista passou por momentos difíceis, ficando, inclusive, fechado no período da ditadura militar. "Atualmente, o Parlamento é moderno e trabalha na divulgação de índices que medem e acompanham a qualidade de vida da população de São Paulo."

Sobre a situação da Cesp, Alckmin disse que quando Mário Covas assumiu o governo do Estado, a empresa já contava com uma dívida alta. "No último ano, a queda na arrecadação, em decorrência da diminuição no consumo de energia, agravou a situação da empresa, gerou prejuízo de 492 milhões de reais."

alesp