Cientista cubano visita Assembléia para tratar de pesquisas em animais trangênicos

O médico Manuel Limonta Vidal estuda parceria com pesquisadores brasileiros (com fotos)
14/09/2001 19:40

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa de São Paulo recebeu a visita, nesta sexta-feira, 14/9, do médico e pesquisador cubano Manuel de Jesus Limonta Vidal, uma das maiores autoridades mundiais em biotecnologia. O cientista encontrou-se com o deputado Cândido Vaccarezza (PT), com quem conversou sobre o desenvolvimento de pesquisas em animais transgênicos.

Limonta Vidal está no Brasil para, juntamente com técnicos e cientistas brasileiros, estudar uma possível colaboração na produção de medicamentos em animais modificados geneticamente. Durante esta semana, ele manteve contato com dirigentes do Instituto Butantã e da Fundação Osvaldo Cruz. "Cuba desenvolve pesquisas avançadas neste campo, sobretudo voltadas para o tratamento da hemofilia", afirmou o pesquisador. "O Brasil poderá ser um importante parceiro, já que possui uma enorme massa crítica na indústria farmacêutica".

Embora já existam no mercado produtos farmacêuticos elaborados em organismos celulares transgênicos, ainda se encontra em fase de estudos a aplicação dessa técnica em animais. De acordo com o pesquisador, o sucesso das pesquisas poderá reduzir significativamente os custos de produção desses remédios. "Os animais são poderosos multiplicadores de substâncias", afirmou.

O médico também esteve nesta semana no Mato Grosso do Sul, onde discutiu com o governador Zeca do PT a eventual instalação naquele Estado de uma fábrica de vacinas contra carrapatos desenvolvidas por cientistas cubanos.

alesp