Santos Futebol Clube pode virar atração turística


09/04/2007 19:26

Compartilhar:


Transformar o Santos Futebol Clube em uma grande atração turística, capaz de atrair milhares de visitantes à Vila Belmiro. Este é um dos objetivos de projeto de lei apresentado pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) na Assembléia Legislativa. O parlamentar propôs a inclusão da Festa de Fundação do Santos no Calendário Turístico do Estado. A propositura prevê ainda a elaboração de material publicitário sobre a festa.

Torcedor e conselheiro do Peixe, Paulo Alexandre sonha alto. O deputado vai discutir com as agências de turismo a criação de pacotes turísticos para visitas ao Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro. A sala de troféus do Santos já recebeu mais de 250 mil visitantes entre novembro de 2003 e março deste ano.

Para agilizar a tramitação do projeto, Paulo Alexandre espera contar com o apoio do presidente da Assembléia, Vaz de Lima, outro grande torcedor do alvinegro santista. O parlamentar também solicitou audiência com o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves Silva, para apresentar a proposta de exploração turística do "cartão-postal" Santos Futebol Clube.

"Vamos levar todos os deputados que torcem para o Santos, além do presidente do clube, Marcelo Teixeira, e a diretoria. A proposta é elaborar um projeto profissional para que os turistas conheçam o local onde jogou o melhor jogador de futebol do mundo: Pelé".

O diretor de Futebol de Base do Santos, Adilson Durante Filho, apoiou a iniciativa do parlamentar e garante que o clube está empenhado na proposta de transformar o clube em um dos locais mais visitados pelos turistas. "No que depender da gente, a proposta será rapidamente viabilizada".

O deputado também pretende incluir visitas de passageiros dos cruzeiros marítimos ao Memorial das Conquistas. Na última temporada, foram mais de 700 mil turistas embarcando e desembarcando no Terminal de Passageiros de Santos. Um movimento que fez circular cerca de R$ 40 milhões na economia da cidade em apenas cinco meses, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. "Se parte desse público visitar o Santos, o projeto já terá cumprido o seu objetivo."

Barcelona

O maior exemplo de sucesso em turismo futebolístico é o Barcelona. O Camp Nou, casa do time espanhol, é roteiro obrigatório nos pacotes turísticos vendidos em agências turísticas da Europa. A maioria dos visitantes quer conhecer de perto o acervo de troféus do clube e tentar chegar perto de craques como Ronaldinho Gaúcho, cuja camisa é uma das mais vendidas no mundo.

O Museu do Barcelona Futebol Clube recebe cerca um milhão de visitantes por ano. É o mais freqüentado da Catalunha, superando em público o Museu Picasso, de Barcelona. Para conhecer as atrações do time espanhol, os turistas pagam seis euros, o equivalente a R$ 16,42.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp