Parlamento Jovem - Macris satisfeito com a 4ª Edição


22/11/2002 16:51

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A animação toma conta do Legislativo paulista em mais um Parlamento Jovem. Macris afirma que o evento está consolidado e destaca importância da participação dos estudantes

O deputado estadual Vanderlei Macris (PSDB) participou nesta sexta-feira, 22/11, da cerimônia de entrega do diploma e da posse dos 94 estudantes que participam do Parlamento Jovem, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Macris afirma estar muito satisfeito com a consolidação do programa que todos os anos, a partir de 1999, é promovido no plenário do Legislativo estadual. "O Parlamento Jovem é muito importante para a formação da juventude", disse.

Como presidente da Assembléia Legislativa (1999/2001), coube a ele implantar o Parlamento Jovem. Desde então, estudantes da 5ª a 8ª série do ensino fundamental elaboram nas escolas estaduais seus projetos de lei, com base em partidos temáticos, que discutem questões como a ecologia, educação, saúde, emprego e cidadania.

Os projetos são enviados à Assembléia, que seleciona os 94 melhores e os classifica em partidos. Os seus autores participam da sessão, cujo procedimento é semelhante ao adotado pelos deputados estaduais nos trabalhos parlamentares.

Na dia anterior à sessão, eles formam as chapas que irão disputar os cargos da Mesa Diretora. Iniciada a sessão, é dada a posse aos eleitos que irão dirigir os trabalhos, iniciados pela apresentação dos projetos que depois são votados em plenário.

A presidente do Parlamento Jovem do ano passado, Lídia Baião, de Americana, passou a presidência para o estudante Diego Antônio Perini Milão, de Nhandeara, região de São José do Rio Preto, do Partido da Educação. Baião agradeceu a organização do evento e frisou o apoio que recebeu do deputado Macris. Ela pediu que os deputados jovens falem para os estudantes da importância de se apreender o significado e a importância da política.

Com o Parlamento Jovem, a Assembléia Legislativa teve dois dias de intenso movimento. Além dos deputados jovens, os estudantes de suas escolas, familiares e amigos acompanharam os trabalhos no plenário ou aproveitaram para conhecer as dependências do Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo paulista.

A movimentação começou no dia anterior, com os ônibus que chegaram de várias cidades do Estado, em caravanas de diferentes escolas. Na Assembléia Legislativa, os jovens foram recebidos com uma apresentação da orquestra do Projeto Guri. Participaram de palestras e visitaram o Palácio.

Encerrada a sessão, a Assembléia Legislativa se prepara para o ano que vem voltar a receber novos participantes, em nova edição do Parlamento Jovem.

alesp