Pacto Nacional do Poder Legislativo pela Infância e Adolescência


26/10/2005 17:51

Compartilhar:


A deputada estadual Beth Sahão (PT) participou, em 25/10, do Encontro Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual Infanto-juvenil promovido pela frente parlamentar que trata desse assunto no Congresso Nacional. Ela expôs o trabalho da frente que coordena na Assembléia Legislativa e assinou o Pacto Nacional do Poder Legislativo pela Infância e Adolescência.

O documento prevê, entre outras coisas, o intercâmbio de apoio técnico e político para combater a exploração sexual e a adoção do "orçamento criança". "Discutimos a necessidade de destinar mais recursos para as políticas de atendimento a crianças e adolescentes e de criarmos mecanismos de monitoramento da aplicação das verbas", explicou.

Em muitos estados brasileiros, as assembléias instituíram frentes parlamentares há vários anos. Apesar de ter pouco tempo de existência, a Frente Parlamentar paulista conseguiu promover importantes discussões. "Uma das sugestões levantadas é a parceria com a sociedade civil, já estabelecida em São Paulo desde a instalação dos nossos trabalhos. Foi importante reforçarmos o compromisso de trabalhar para combater este crime e criarmos esta rede nacional de enfrentamento à exploração sexual", disse.

A deputada encaminhou às câmaras municipais de todo o Estado um ofício sugerindo a implantação de frentes parlamentares locais para discutir políticas de combate à exploração.

Durante sua exposição no encontro, Beth Sahão lembrou a ainda a recente denúncia de exploração sexual ocorrida em Colina, no mês de setembro. Várias pessoas que compõem a elite local foram apontadas como integrantes de uma rede de exploração sexual, além de seis policiais militares. A deputada protocolou requerimento solicitando esclarecimentos do Secretário de Segurança Pública sobre a participação dos policiais, mas ele ainda não se manifestou.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp