Líder do PPS reúne-se com representantes da área de saúde


23/03/2004 16:43

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

Com o lançamento, no mês passado, da Frencoop, em ato realizado no Auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa, vários setores que estavam fora do sistema estão se organizando para reforçar o cooperativismo.

Um desses setores é o da saúde, que, por meio do coordenador do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Confederação das Unimed's do Estado de São Paulo, Hamilton Akamino Nakandakane, reuniu-se na sexta-feira, 19/3, com o deputado Arnaldo Jardim (PPS). Ele apresentou problemas que o setor tem enfrentado, entre eles "a falta de compreensão das autoridades, que não têm tido a sensibilidade de perceber a importância das cooperativas de saúde no barateamento dos custos de atendimento à população".

Conforme Nakandakane, o setor sofre uma grande descriminação tributária. Segundo ele, com a edição da medida provisória, as cooperativas deixaram de ser isentas de tributos, no caso o Cofins. Esse fato sobrecarregará em muito os custos das empresas cooperadas, dificultando o desenvolvimento de um bom trabalho de assistência.

Arnaldo Jardim se dispôs a empenhar-se junto aos órgãos competentes, além de fazer reuniões com as cooperativas, para resolver a o assunto. Ele calcula que existam hoje no Estado 1.071 cooperativas - envolvendo 2.234.517 cooperados -, distribuídas em 10 ramos de atividades distintas, que empregam 37 023 funcionários.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp