Conselho Gestor das PPP vem à Assembléia prestar esclarecimentos
Em reunião conjunta, as Comissões de Economia e Planejamento, de Serviços e Obras Públicas, e de Fiscalização e Controle receberam o vice-governador Alberto Goldman, na qualidade de presidente do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas, conhecidas por PPPs, e o secretário de Economia e Planejamento do Estado, Francisco Vidal Luna, na qualidade de vice-presidente do Conselho, para tomar ciência dos assuntos que foram examinados e deliberados pelo Conselho no segundo semestre de 2006 e primeiro semestre de 2007.
O Conselho Gestor das PPP elaborou dois relatórios, um para cada semestre, e cumprindo o que determina a lei 11.688/2004 que instituiu o Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas, esclareceu dúvidas dos deputados das comissões acima citadas, em assuntos como Sistema Produtor Alto Tietê, Trem de Guarulhos, Reforma e Capacitação dos trens da Série 5.000, entre outros.
Os relatórios distribuídos para os participantes da reunião elencaram os assuntos examinados pelo Conselho das PPP e as providências tomadas. Durante o debate que se estabeleceu em seguida, os deputados puderam pedir um detalhamento maior sobre a abrangência espacial de uma determinada obra, se ela pode ter desdobramentos, se os pagamentos devidos estão sendo pagos de acordo com o cronograma das obras, se medidas tomadas depois da assinatura das parcerias, como isenção de impostos, modificam o valor dos contratos etc.
As obras que despertaram maior polêmica são aquelas que atingem uma parcela maior da população ou que, pelo seu caráter formidável, geram grande expectativa, como a da ligação ferroviária São Paulo " Rio, que nem foi contemplada nas PPPs por se tratar de uma obra cara e por ultrapassar as fronteiras do Estado.
Conduziram os trabalhos os deputados Gil Arantes (DEM), Edson Giriboni (PV) e Sebastião Almeida (PT), presidentes das comissões envolvidas, e participaram da reunião os deputados membros efetivos e substitutos dessas comissões.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições