Bloquear a Anchieta é crime

OPINIÃO - Afanasio Jazadji*
11/12/2002 16:58

Compartilhar:


Moradores dos bairros Cotas, aqueles aglomerados de barracos em plena Serra do Mar, ameaçam bloquear novamente a Via Anchieta nos próximos dias para exigir o fim da Operação Descida pelo sistema 4 por 3. Isso é crime. O governador Geraldo Alckmin já disse que não vai mais tolerar manifestação semelhante à da última sexta-feira, 6/12, que obrigou motoristas a perder horas e horas no congestionamento da Anchieta e enfrentar assaltantes.

É preciso garantir o direito de ir e vir das pessoas e deixar bem claro que os moradores da Serra do Mar estão cometendo duplo ato ilegal. Para começar os bairros Cotas nem deveriam existir. São habitações precárias construídas nas encostas, em área de preservação, onde há riscos de deslizamento de terra. Além disso, uma coisa é protestar de forma civilizada contra uma situação, outra é ferir o direito da maioria.

Esse tipo de agitação ocorre pouco antes da inauguração da segunda pista da Rodovia dos Imigrantes, programada para o próximo dia 17. Com a nova pista não será mais necessário o sistema 4 por 3, condenado pelos moradores dos Cotas pelo fato de o acesso a esses bairros ficar mais difícil. Portanto, se houver qualquer ameaça de protesto no final de semana caberá à Polícia exercer a autoridade, doa a quem doer.

*Afanasio Jazadji é deputado estadual pelo PFL.

alesp