Opinião - AME Atibaia: entrega de ambulatório em maio


29/04/2010 17:18

Compartilhar:


A Coordenadoria de Regiões, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, informou que o AME de Atibaia será inaugurado em maio. O local atenderá vários municípios da região, motivo pelo qual está sendo considerado um dos maiores e mais importantes do interior. O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) integra um modelo de atendimento que reúne consultas, exames e pequenas cirurgias, fato que, acredito, possa agilizar o diagnóstico de doenças e, principalmente, o tratamento dos pacientes.

A população poderá realizar consultas em várias especialidades médicas como cardiologia, urologia, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, além de exames específicos como mamografia, tomografia, biometria ultrassônica e retinopatia. Em Atibaia, a previsão é que o ambulatório seja responsável pela realização de 15 mil consultas/mês e de 4 mil exames/mês. No entanto, sua instalação ocorreu em Atibaia devido à doação de um prédio pela administração pública municipal.

Diferente à postura observada na Prefeitura de Bragança Paulista " que em 1,5 ano não conseguiu disponibilizar um local para abrigar o ambulatório ", em Atibaia a administração pública municipal compreendeu a importância do projeto e cedeu o prédio à Secretaria de Estado da Saúde, que antes abrigaria a Secretaria Municipal de Educação, obtendo a oportunidade de sediar o AME. Com a cessão do espaço físico, caberá ao Governo do Estado a responsabilidade sobre os investimentos e os pagamentos aos profissionais que atuarão no ambulatório.

Entendo que a instalação do AME deva ser compreendida como um importante complemento às atividades de saúde pública. Na prática, significa que sua instalação servirá de apoio às prefeituras, que continuarão responsáveis pelos serviços prestados nos postos de saúde. A diferença de um serviço para o outro é que no AME a população terá acesso aos médicos especialistas e aos exames num mesmo local " sem que exista nenhum custo adicional por isso ", visto que o encaminhamento ao AME será realizado pelas administrações públicas municipais.

Sempre afirmei que o diferencial do AME de Atibaia não estará somente na agilização das consultas e na realização dos exames (o que considero bastante importante), mas na humanização do atendimento. Afinal, o prédio do AME de Atibaia foi todo adequado para atender às necessidades dos pacientes que são portadores de deficiência física, caracterizando um importante aspecto do modelo do Ambulatório Médico de Especialidades, que é a humanização no atendimento e nos serviços que serão prestados à população que tanto precisa de apoio.

O AME será uma conquista de todos, mas não posso deixar de continuar lutando para a instalação de um Hospital Regional em Bragança Paulista. Esta unidade tem por finalidade garantir atendimento básico de diagnóstico e tratamento, com equipe clínica organizada e com prova de admissão e assistência permanente prestada por médicos à comunidade que não possui plano de saúde (em paralelo ás atividades do AME). Afinal, atendimento médico de qualidade é um direito do cidadão e um dever do Governo do Estado de São Paulo.



*Edmir Chedid é advogado, deputado estadual pelo Partido dos Democratas e presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa.

alesp