Da Tribuna


25/02/2010 19:40

Compartilhar:


Justiça salarial



Olímpio Gomes (PDT) leu ofício encaminhado ao governador José Serra pelo presidente da Associação dos Policiais Militares da Reserva, Reformados, da Ativa e Pensionistas da Caixa Beneficente da Polícia Militar, Gesofato Vernim. O documento mostra a posição contrária dos policiais militares à proposta de mudança do nome da PM para Força Pública. "À primeira vista parece que o governador quer desestabilizar a corporação, tendo em vista os movimentos feitos para aprovação da PEC 300", declarou Vernin no ofício. Segundo o parlamentar, há questões mais importantes a serem solucionadas como a justiça salarial. (NS)



Amianto



Marcos Martins (PT) demonstrou sua indignação com o projeto de lei que tramita na Casa para revogar a lei, de sua autoria, que proíbe o uso do amianto no Estado. De acordo com o deputado, desde a vigência da lei, a Vigilância Sanitária visitou cerca de 70 fábricas, das quais, apenas duas não haviam realizado a substituição da matéria prima cancerígena. Para Martins, o novo projeto em tramitação prejudicaria as empresas que respeitaram a lei, além de promover um retrocesso na questão da saúde pública e do meio ambiente. (NS)



Desmanches



Vanderlei Siraque (PT) falou a respeito de uma tentativa de revogação da lei, de sua autoria, que acaba com os desmanches clandestinos. "O problema dos carros roubados existe porque há receptadores que desmontam esses veículos", afirmou. Para o parlamentar, os desmanches clandestinos alimentam a corrupção, por isso cobrou maior fiscalização por parte das prefeituras, que ajudariam na extinção dos desmanches irregulares. (NS)



Plano Estadual de Educação



Carlos Giannazi (PSOL) cobrou a criação de um plano estadual de educação para o Estado. De acordo com ele, existe um projeto na Casa com esse objetivo desde 2003, mas que teve sua tramitação obstruída pela base governista. Para Giannazi, a paralisação do projeto ocorreu para priorizar os interesses do governador José Serra. O parlamentar também criticou as três mudanças de secretário da Educação em apenas um mandato, e comentou a possibilidade de haver um quarto secretário nos próximos meses. Giannazi também registrou sua indignação em relação às propagandas do governo estadual que, segundo ele, não correspondem à realidade. (NS)



Abono salarial



Edson Ferrarini (PTB) manifestou sua expectativa com relação ao abono salarial dos aposentados e pensionistas da Polícia Militar, que estão sofrendo com a perda do abono do auxílio-localidade. Ele classificou esta parcela dos vencimentos dos policiais como "triste abono", já que existem soldados, sargentos e militares de outras patentes que perdem até 40% de seu salário quando passam para a reserva. Ferrarini disse que existe a expectativa de que os aposentados recebam esse abono, mas para ele, toda a questão salarial da polícia deve ser revista, já que os aposentados sofrem com o "salário de fome". (TB)



Convênio na área da saúde



A ampliação do convênio entre a Santa Casa de São Bernardo do Campo com o Sistema Único de Sáude (SUS), que será assinado nesta sexta-feira, 26/2, foi motivo de felicidade para o deputado Alex Manente (PPS). O deputado destacou a "batalha" que se iniciou em 2006, já que a Santa Casa aguardava há mais de 40 anos o respectivo convênio. Manente destacou os 42 leitos e o serviço de especialidades que, segundo ele, vão desafogar o serviço municipal de sáude da região: "A área da sáude é um desafio para os poderes públicos", enfatizou o deputado. (TB)



Diagnóstico da gestão tucana



Rui Falcão (PT) destacou o lançamento, pela bancada do PT, do diagnóstico da gestão tucana em São Paulo. A produção enfatiza que, afetado pelas políticas de inspiração neoliberal, o Estado perdeu poder e instrumentos para planejar, induzir e promover desenvolvimento econômico e social. Falcão destacou o arrrocho salarial, a desvalorização dos servidores estaduais, a fúria arrecadatória e a queda da qualidade dos serviços públicos de educação e de saúde. Além disso, o deputado criticou a insensibilidade do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que, de acordo com ele, cortou o transporte gratuito de três escolas. (TB)



Diagnóstico da gestão tucana 2



Donisete Braga (PT) destacou o lançamento da publicação Diagnóstico da gestão tucana em São Paulo, que aponta as principais críticas ao modo tucano de governar o Estado. De acordo com Braga, a cada ano que passa diminui o investimento em políticas públicas nas áreas de educação, saúde e segurança pública: "Os tucanos não têm tido uma visão de gestão". Braga criticou ainda a falta de políticas efetivas do governo estadual. (TB)



Chácara dos Baianos



Luiz Carlos Gondim (PPS) manifestou sua expectativa com relação à solução para o problema da Chácara dos Baianos, onde se encontram assentadas 2.500 pessoas, que já estão trabalhando e são responsáveis por 15% da produção de hortaliças que chegam ao mercado da capital. O deputado explicou que esses terrenos pertenciam à Santa Casa de São Paulo, que os vendeu para uma empresa mineradora, chamada Itaquareia. A Itaquareia quer que as famílias saiam daquelas terras produtivas para que eles possam fazer a exploração de minério de areias. Gondim classifica como absurda a situação e cobrou apoio da bancada do PT. (TB)



Pacote de bondades



Roberto Felício (PT) comentou a manifestação dos policiais civis ocorrida nesta quarta-feira, 25/2, no Largo São Francisco, para reivindicar do governador o cumprimento de promessas feitas ainda em 2008. Citou o descontentamento de servidores de outras áreas, como Educação e Saúde, que avaliam a possibilidade de paralisação em protesto contra a política salarial adotada pelo governo estadual. "Agora, a um mês do seu provável afastamento da chefia do Executivo, José Serra, segundo o jornal Folha de S.Paulo, lança um pacote de bondades. O governador, que não fez nada durante seu governo, anuncia projeto que vai ser pago pelo seu sucessor", declarou o deputado. (BA)



Marcha para a Família



"Está para chegar na Assembleia projeto do Executivo que incorpora o auxílio localidade aos vencimentos dos aposentados das polícias civil e militar. O projeto mostra que o governador compreendeu que, entre outras problemas, as pessoas têm atrasado sua aposentadoria para não perder 40% do seu salário", afirmou o deputado Edson Ferrarini (PTB). Ele ainda condenou a possível realização da "Marcha da Maconha", que, segundo ele, incita os jovens a consumir drogas. "Parabéns aos promotores que proibiram a realização desse evento em anos anteriores. Pretendo agora fazer a Marcha para a Família", finalizou. (BA)



Sobre a agricultura



"Quero registrar minha revolta pela forma com que o governador trata a agricultura no Estado de São Paulo", declarou o deputado José Zico Prado (PT). De acordo com o parlamentar, Serra não negocia as dívidas dos pequenos agricultores, impedindo-os de plantar, e não incentiva os citricultores paulistas. "São Paulo é o maior produtor de laranja do mundo, mas o governador, por meio de licitação, comprou milhões de caixinhas néctar de uva, maça e laranja do Rio Grande do Sul. O atual governador não olhou para a agricultura do nosso Estado e não merece o voto desses trabalhadores". (BA)

alesp