Deputada coordena debate sobre educação em Campos do Jordão


24/03/2004 16:45

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) coordena nesta quinta-feira, 25/3, a partir das 17h30, no Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão, os debates sobre o tema "Mudanças no Financiamento da Educação Básica". O encontro ocorre no salão principal do Arts&Convention Center e terá o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, como convidado especial.

Chalita vai falar sobre a necessidade de se equilibrar os recursos provenientes do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) com as necessidades reais das escolas de educação básica e também das dificuldades que tem encontrado em função do fato de que 60% dos recursos do fundo têm de ir para os professores.

De acordo com os organizadores, a parlamentar foi indicada para essa coordenação devido ao seu trabalho na Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, onde ela é membro titular desde abril de 2003. Professora e advogada, ela também desenvolve projetos na área da educação básica, como o intitulado "Deus na Escola". A proposta desse projeto consiste na implantação, como atividade extracurricular e facultativa, do ensino religioso como área de conhecimento.

Violência

Maria Lúcia Amary participou de três mesas de debates como convidada nesta quarta-feira no congresso. Na mais importante, ela expôs o seu trabalho no projeto que concentra o atendimento a mulheres vítimas de violência em único hospital. Falando ao lado da médica Albertina Duarte, especialista no assunto, ela disse que o objetivo é reduzir o número de constrangimentos dessas mulheres.

Em outra mesa, que contou com a participação da secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, a deputada falou sobre seus projetos na área da educação e do incentivo que deu por meio de uma emenda ao orçamento deste ano do Estado para a implantação da biblioteca municipal de Sorocaba em novo prédio. A mesa discutiu o projeto do governo estadual "São Paulo: um Estado de Leitores".

Na última mesa, Maria Lúcia Amary expôs idéias para desenvolver projetos para adolescentes. A mesa teve como convidado especial também o secretário de Estado da Juventude, Esportes e Lazer, Lars Grael. A deputada defende um projeto de integração da comunidade com as praças esportivas por meio de atividades monitoradas.

Representação

Maria Lúcia Amary é um dos três representantes da Assembléia Legislativa nessa 48a edição do Congresso de Municípios que a Associação Paulista de Municípios realiza da última segunda-feira até sábado em Campos do Jordão. Ao lado de Pedro Tobias (PSDB) e de Célia Leão (PSDB), ela integra a comissão encarregada pelo presidente da Casa, Sidnei Beraldo (PSDB), de acompanhar os trabalhos e repassar as informações para os demais deputados.

Na noite de segunda-feira, a deputada discutiu com prefeitos e vereadores presentes à abertura do congresso mecanismos que poderão ser utilizados pelas prefeituras para ajudar a implantar o projeto que ela apresentou na Assembléia Legislativa, no ano passado, instituindo o curso pré-vestibular gratuito, uma forma de ajudar estudantes carentes a ingressarem na universidade.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp