Deputado representa a Assembléia na Conferência de Segurança Alimentar


18/03/2004 15:33

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Simão Pedro

O deputado Simão Pedro (PT) representa o Legislativo paulista na II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que começou na quarta-feira, 17/3, em Olinda. Até domingo, quando o encontro será encerrado, cerca de mil delegados eleitos em conferências estaduais darão o formato final ao Programa Fome Zero, anunciado como prioridade do Governo Lula. Representam São Paulo 89 delegados. O presidente Luis Inácio Lula da Silva e o presidente da ONU, Koff Anan, participaram da abertura do encontro.

Nesta quinta, 18/3, os delegados tiveram palestras de especialistas e militantes de diversas áreas ligadas ao tema, entre eles o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (que falará sobre o Direito à Alimentação e Soberania Alimentar); Piragibe Tarragó, do Ministério das Relações Exteriores (Soberania Alimentar e Comercio Exterior); Hartwig De Haem, da FAO/Roma (Panorama da Insegurança Alimentar Mundial e os Benefícios da Redução da Fome); Renato Maluf, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Aspectos Econômicos e Sociais); Plinio de Arruda Sampaio, presidente da Associação Brasileira da Reforma Agrária (Aspectos Agrários e Agrícolas); José Graziano da Silva, professor da Unicamp e ex-ministro da área (Programa Fome Zero) e D. Mauro Morelli, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Iniciativas da Sociedade Civil).

Grupos temáticos

Nesta sexta, 19/3, os participantes debaterão as questões em grupos temáticos e no dia 20, em plenário, sistematizarão as propostas e a declaração final para o Programa Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Simão Pedro é secretário estadual do PT/SP para acompanhamento do programa Fome Zero no Estado. Elaborou dois projetos de lei sobre o tema. Um deles, sobre doação e reutilização de alimentos, já é lei.

spedro@al.sp.gov.br

alesp