Conselho Nacional de Justiça pede Ficha Limpa para judiciário de todo o país


08/03/2012 10:56

Compartilhar:


Após a aprovação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) do deputado Orlando Morando (PSDB), que veda a nomeação em cargos públicos dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), de pessoas inelegíveis nos termos da Lei Ficha Limpa, o Conselho Nacional de Justiça fez uma proposta de resolução que estende para todos os tribunais do país a proibição de designação de pessoas atingidas pela Lei da Ficha Limpa para funções ou cargos de confiança.

A proposta obriga os tribunais de Justiça de todo o país a encaminharem, no prazo de 60 dias, projetos de lei aos legislativos locais para estender as regras da Lei da Ficha Limpa para a seleção de servidores efetivos e de magistrados. "Com a aprovação da minha PEC, a Assembleia Legislativa de São Paulo sai na frente, pois já antecipamos essa solicitação do CNJ", comentou o deputado Orlando Morando.

Se aprovada, a resolução valerá para toda a Justiça Federal, Justiça Eleitoral, tribunais de Contas, Justiça Estadual e Justiça Militar. Somente o Supremo Tribunal Federal (STF) não seria alcançado pela resolução, pois a Corte não se submete, constitucionalmente, às decisões do Conselho Nacional de Justiça.(da)



omorando@al.sp.gov.br

alesp