No Dia da Consciência Negra, Afrobras realiza congresso na Assembléia


20/11/2002 20:38

Compartilhar:


A Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural realiza congresso da Assembléia Legislativa e presta homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, primeiro núcleo guerrilheiro em terras brasileiras

DA REDAÇÃO

Em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder da luta dos negros para sua libertação e pelo reconhecimento de seus direitos de cidadania em terras brasileiras, a Afrobras - Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural -

realizou um congresso nas dependências do Palácio 9 de Julho em 20 de novembro, data atribuída ao nascimento do quilombo revolucionário.

Convidados para o evento, os norte-americanos Joseph Beasley, secretário-geral da Rainbow/Push - Atlanta e Eva Wanton, vice-presidente da Florida A&M University, afirmaram que o intercâmbio entre instituições americanas e brasileiras é fundamental para o crescimento do movimento de valorização da cultura negra e para o combate a qualquer forma de discriminação étnica, social e cultural.

Posições subalternas

Joseph Beasley informou que há um esforço para que as empresas criem políticas de valorização das minorias com cursos de formação e oportunidades de ascensão profissional. Beasley citou o caso da Coca-cola, em que, embora 58% dos consumidores no Brasil sejam afro-descendentes, os representantes deste grupo étnico ocupam, em sua grande maioria, posições subalternas na empresa, com pouca possibilidade de ascensão. "Nesta quinta-feira, 21/11, realizaremos um encontro com altos executivos da empresa para estimular a adoção de medidas que possam criar oportunidades concretas de ascensão profissional", informou o representante da Rainbow/Push.

Eva Wanton afirmou que a questão educacional é fundamental para elevar a auto-estima e incluir socialmente parcela significativa da população. " Os Estados Unidos têm um acúmulo educacional de mais de 100 anos em escolas voltadas para negros, esta experiência pode servir de ponto de partida para uma reflexão sobre como incluir a questão étnica na educação dos jovens brasileiros", afirmou Eva, que saudou a iniciativa de implantação da Universidade Zumbi dos Palmares.

Universidade

O presidente da Afrobras, José Vicente, deu as últimas informações sobre a implantação da Universidade Zumbi de Palmares no prédio do antigo fórum de São Bernardo do Campo. A universidade deverá estar em funcionamento a partir de maio de 2004 com dois cursos: administração de empresas, com quatro habilitações, e o curso normal superior. A expectativa é de que sejam abertas 500 vagas, sendo 45% delas reservadas para afro-descendentes. José Vicente reforça a idéia que a universidade não é exclusiva para negros, mas aberta a todos, com um currículo que trabalhe a questão da exclusão, do preconceito e a valorização da cultura negra. " Já firmamos diversos convênios com instituições de ensino e com o governo do Estado para que a Universidade seja uma realidade e uma referência na educação inclusiva", afirmou Vicente.

Como exemplo de esforço para corrigir esta distorção social foi citado o município de Jundiaí, o primeiro a promulgar lei que reserva a afro-descendentes 20% das vagas em concursos públicos para a administração, fundações e autarquias municipais.

alesp