Inaugurada nova unidade de oncologia em Bauru


17/11/2003 17:16

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O deputado Pedro Tobias (PSDB) participou no dia 8/11 da solenidade de inauguração da nova unidade de internação para oncologia do Hospital Manoel de Abreu, em Bauru. A ala, que foi totalmente restaurada, recebeu o nome do jovem médico bauruense Luis Fernando Almeida Maia, morto em 1998.

O novo setor, que conta com 27 leitos adultos e 2 infantis, é parte de um projeto da Associação Hospitalar de Bauru (AHB), entidade mantenedora o Manoel de Abreu, que pretende tornar o hospital um centro de referência e excelência em oncologia para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade, que foi restaurada com recursos próprios da AHB, teve custo de R$ 120 mil. Outros R$ 30 mil foram investidos pela Associação Bauruense de Combate ao Câncer na nova ala, como na pintura do prédio, na compra de aparelhos de TV e nos enxovais de todos os leitos.

Com a inauguração da nova ala de internação, Pedro Tobias acredita que os pacientes de câncer terão atendimento facilitado. "Esta unidade irá disponibilizar leitos para que os portadores de qualquer tipo de câncer não precisem sair de Bauru para realizar seu tratamento. O paciente quer a possibilidade de ser tratado perto de sua casa e o Manoel de Abreu será essa opção", afirmou o deputado.

Pedro Tobias também espera que a nova unidade possa oferecer um atendimento mais digno aos pacientes e seus familiares. "Precisamos cobrar um atendimento mais humanizado de toda a equipe multidisciplinar envolvida no processo, desde os médicos até o pessoal da limpeza. Só a unidade física não resolve. É preciso dar amor e carinho aos pacientes e suas famílias", disse o deputado em seu discurso.

Conforto e dignidade

O presidente da AHB, Joseph Saab, comentou que a unidade de internação para pacientes com câncer existe no Manoel de Abreu há mais de dez anos. "Porém funcionava dentro de uma estrutura que foi inaugurada em 1940. A nova unidade restaurada vai dar mais conforto e dignidade para os pacientes", afirmou.

Silvia Orselli da Silva, paciente em tratamento contra o câncer de mama, afirma que a nova ala é um avanço para o hospital. "Quando você entra num ambiente alegre, é bem atendido e recebe amor, tudo é diferente, você se sente com mais esperança de cura", declara.

A unidade de internação para oncologia do hospital Manoel de Abreu também ganhou uma sala destinada à Associação Bauruense de Combate ao Câncer, onde os pacientes e seus familiares poderão desenvolver atividades como artesanato e leitura, segundo informou a presidente da entidade, Lyenne Berriel Cardoso. "Quando há uma pessoa com câncer, toda a família fica doente. Temos que trazer estas pessoas para fazer com que elas acreditem na vida", explicou.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp