Lei institui o Prêmio Padre Batista de Combate à Discriminação Racial


27/11/2007 16:39

Compartilhar:


A luta pela promoção da igualdade racial teve mais vitória. Foi aprovado pelo Plenário da Assembléia Legislativa de São Paulo, em 22/11, o Projeto de Lei 907/05, de autoria do deputado Simão Pedro, que institui o Prêmio Padre Batista de Combate à Discriminação Racial.

Simão Pedro afirma que o objetivo do prêmio é incentivar pesquisas desenvolvidas por universidades e programas sociais de combate à discriminação racial promovidos por órgãos públicos, associações, sindicatos e entidades da sociedade civil. "O padre Batista foi um grande personagem que atuou na sociedade paulista e é hoje uma referência na luta contra o racismo, opressão e discriminação", explicou o deputado.

A lei determina que a entrega do prêmio ocorra no dia 12 de maio de cada ano (Dia da realização da Marcha Noturna Padre Batista), como parte de uma série de atividades e debates sobre o tema realizados na mesma semana, que passa a ser designada "Semana Padre Batista de Combate à Discriminação Racial".

O trabalho de Padre Batista

Padre Batista atuou de forma corajosa e objetiva para as questões cruciais que envolviam as crianças de rua, particularmente, as que se encontravam na Praça da Sé, na capital paulista. Foi o primeiro padre negro a tornar-se pároco por nomeação do cardeal dom Paulo Evaristo Arns. Padre Batista estruturou uma verdadeira rede beneficente e filantrópica, fundando o Centro Comunitário do Menor, o Quilombo Central - APNS, o Instituto Mariana dos Bispos e Padres Negros, o Instituto do Negro e a Casa da Menina Mãe. Morto prematuramente, aos 39 anos, em 10 de agosto de 1991, o Instituto do Negro, em sua memória, passou a chamar-se Padre Batista, e organizaanualmente, em 12 de maio, a "Marcha Noturna", para lembrar a história do negro na cidade de São Paulo.

spedro@al.sp.gov.br

alesp