Café de São Paulo pretende resgatar a história do nosso produto mais ilustre


27/11/2002 17:01

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa, em parceria com a Secretaria da Agricultura e com a Câmara Setorial do Café, inaugurou o Café de São Paulo, um centro de convivência que tem o objetivo de resgatar a história e a importância do café no século XIX e ressaltar a excelência do produto no mercado mundial.

DA REDAÇÃO

Com a presença dos secretários da Agricultura e Abastecimento, Lourival Carmo Monaco, e da Economia e Planejamento, Jacques Marcovitch, de representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), da filha do ex-governador Franco Montoro, Malu Montoro Jens, do ex-secretário da Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles, do presidente da Câmara Setorial do Café e do Sindicato dos Produtores de Café, Nathan Herszkowicz, da sócia e diretora do Spress Café, Eliane de Castro, de especialistas do produto, do presidente do Legislativo paulista, Walter Feldman, do 1º e 2º secretários, Hamilton Pereira e Dorival Braga, respectivamente, do secretário-geral parlamentar, Auro Augusto Caliman, e da secretária-geral de administração, Silmara de Oliveira Lauar, de deputados e do presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afalesp), Antonio Carlos Gonçalves, foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, 27/11, o Café de São Paulo, um centro de convivência que tem o objetivo de resgatar a história e a importância do café no século XIX e ressaltar a excelência do produto no mercado mundial.

Glamour

O Café de São Paulo é uma sofisticada cafeteria que serve desde o popular cafezinho a variações, como capuccino ou drinques frios com sorvete, creme, ou mesmo com grappa, uma aguardente italiana de vinho. A proposta do espaço inclui a apresentação de concertos, exposições.

Para o secretário da Agricultura, a iniciativa recupera o prestígio e ressalta a qualidade no nosso café, " ainda o melhor do mundo". Monaco também lembrou que a criação do selo qualidade "Produto de São Paulo", além de garantir o reconhecimento dos produtos agrícolas do Estado divulga o nosso agronegócio.

Os representantes da Mesa Diretora falaram sobre o trabalho desenvolvido pelo Legislativo paulista para aproximar a população da Assembléia, como a inauguração de espaços e a realização de palestras, seminários e audiências públicas com temas de interesse social. Abordaram, ainda, a relevância histórica que o Café de São Paulo tem para a sociedade. "Principalmente os estudantes terão neste espaço a oportunidade de conhecer a importância econômica da cultura do café para o nosso país no século XIX e o papel dos imigrantes italianos na colheita do fruto", falou o presidente Walter Feldman..

O evento contou com a apresentação dos cantores Celso Viáfora e Vicente Barreto, que cantaram à capela Linda de Lua, uma homenagem a São Paulo. Após o descerramento da placa inaugural foi exibido no auditório Franco Montoro um vídeo sobre a colheita do café.

O Café de São Paulo fica no 1º andar do Palácio 9 de Julho, ao lado do Auditório Franco Montoro.

alesp