Projeto propõe instalação de caixas eletrônicos em delegacias


29/05/2003 17:12

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Romeu Tuma (PPS) encaminhou à Assembléia Legislativa projeto de lei que propõe a instalação de caixas eletrônicos e bancos 24 horas em delegacias de polícia. Segundo o parlamentar, essa é uma forma de se garantir a segurança dos usuários desses equipamentos, já as delegacias ficam abertas à população dia e noite.

"Seria uma forma de evitar a incidência de crimes que se tornaram usuais, como os seqüestros-relâmpago e os roubos nas portas dos bancos, e de eliminar a possibilidade de colocação de dispositivos, conhecidos como 'chupa-cabra', que permitem a filmagem da senha", justifica.

Tuma, que preside a Comissão de Segurança Pública da Assembléia, lembra que as unidades policiais que funcionam 24 horas têm mais condições de oferecer segurança aos usuários. "Os crimes contra os usuários de caixas eletrônicos têm muitas ramificações", afirmou o deputado. Será muito difícil os ladrões abordarem suas vítimas nas delegacias, ou levá-las para lá, durante os seqüestros-relâmpago para praticarem seus crimes".

O projeto de Tuma surge no momento em que se sugere a contratação, pelos bancos, de guardas para proteger os caixas eletrônicos entre 6h e 22h. Seriam dois turnos de trabalho que poderiam, de acordo com o sindicato do setor, gerar quatro mil empregos. "A solução, no entanto, terá custos que os bancos deverão repassar aos clientes e não garante plena proteção aos usuários", completa o deputado.

alesp