Parlamento Jovem - Partido da Educação faz de novo a maior bancada


22/11/2002 15:14

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Os estudantes paulistas continuam cada vez mais preocupados com os rumos da Educação, um tema que está diretamente ligado ao seu dia-a-dia. É isso que revelam os números desta quarta edição do Parlamento Jovem. O Partido da Educação, que havia feito a maior bancada em 2001, com 26 jovens deputados, viu seu número de eleitos aumentar para 31. Confirmando essa tendência, o partido elegeu o presidente, Diego Antônio Perini Milão.

O crescimento do Partido da Educação fez encolher algumas bancadas, como as dos partidos da Cultura (seis deputados em 2001, quatro em 2002), dos Direitos Humanos (elegeu dez deputados o ano passado e sete este ano) e da Segurança (de nove para oito). O Partido da Natureza continuou sendo a segunda maior bancada, com o mesmo número de deputados jovens, 17. Cresceu também o número de representantes dos partidos da Juventude e da Saúde.

As meninas continuam dominando o Parlamento Jovem. Em 2001, elas eram 58, e elegeram a presidente. Este ano, 56 parlamentares são do sexo feminino. O quadro no Legislativo real é bem diferente. Apesar de a bancada feminina no Parlamento paulista ter crescido 25% nas eleições de 2002, no próximo ano tomarão posse dez deputadas, no total de 94 parlamentares.

Os jovens deputados do interior também mostraram sua força: elegeram 62 representantes. Um deles, escolhido presidente, é estudante em Nhandeara, cidade com cerca de 10 mil habitantes, na região de São José do Rio Preto.

alesp