Da Tribuna


03/11/2009 18:03

Compartilhar:


Itapetininga comemora 239 anos

Edson Giriboni (PV) enalteceu a comemoração pelos 239 anos do município de Itapetininga. O deputado ressaltou a "importância histórica" de Itapetininga, citando o contexto histórico da região. Giriboni agradeceu a parceria com o governo do estado de São Paulo, que segundo ele vem investindo milhões em obras importantes para a região, como a recuperação de estradas vicinais, recursos que foram destinados para a ampliação do Hospital Regional, reformas em escolas, a ampliação dos cursos oferecidos pela Fatec do município além de emendas parlamentares. "Quero registrar minha satisfação de ver Itapetininga voltar a ter uma atenção do governo de São Paulo", disse. (TB)



Lista da morte

Olímpio Gomes (PDT) classificou seu discurso como uma "repetição". Ele comentou mais um assassinato de um Policial Militar ocorrido na baixada santista, do policial Eduardo de Assis, morto com 20 tiros de sub-metralhadora, o 9º policial morto esse ano. O deputado citou os casos que já ocorreram neste ano com as mesmas características e criticou a "omissão" do governo de São Paulo com os casos. "Até quando o governo vai dizer que não existe orquestração nesses casos", questionou. Gomes ressaltou que escutas telefônicas já haviam identificado uma "lista" de policiais que estariam marcados para morrer e cobrou uma "apuração sólida" dos casos. (TB)



Aumento dos índices de criminalidade

Carlos Giannazi (PSOL) comentou dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) que apontam para o aumento dos índices de criminalidade em São Paulo. O deputado ressaltou o fracasso da atual política de segurança pública do governo Serra. Para ele, esse fracasso ocorre em outras áreas importantes, como a sáude pública e a educação. Giannazi citou os dados e classificou a situação como de calamidade pública. "Temos que cobrar mais investimentos do governador José Serra", disse. Para ele, a falta de investimentos nos servidores da segurança pública caracteriza a falta de uma política eficaz de segurança pública. (TB)



Corpo de Bombeiros

Mauro Bragato (PSDB) comentou evento realizado em Presidente Prudente, para a inauguração da sede do Corpo de Bombeiros regional. O deputado ressaltou a importância da obra para a região e enalteceu o esforço do oficial do Corpo de Bombeiros da região, que segundo o deputado esteve na "linha de frente" e enfrentou toda a burocracia que dificultava a construção da obra. Bragato também citou a presença de deputados da casa no evento e a presença de Álvaro Camilo, Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Para ele, os novos equipamentos poderão servir melhor a população. "Quero dizer que foi um evento importante e o compromisso do governo". (TB)



Indefinição e escândalo

Adriano Diogo (PT) lamentou a situação do Plenário na tarde desta terça-feira, 03/11. "Fico consternado em saber que nosso plenário continua vazio", disse. O deputado também comentou a indefinição do atual governador José Serra, que ainda não sabe se irá sair como candidato para a presidência da República. Diogo também comentou o que classificou como "escândalo": a prisão de seis pessoas suspeitas de envolvimento com um esquema milionário de desvio de verbas na Associação Hospitalar de Bauru, conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), mantenedora do Hospital de Base e da Maternidade Santa Isabel na cidade do interior paulista. (TB)



Críticas

Milton Flávio (PSDB) divergiu do deputado Adriano Diogo e elogiou o presidente da casa, Barros Munhoz, que assumiu provisoriamente o governo estadual. "Ele vai cumprir com sua função", disse. Flávio criticou o deputado Carlos Giannazi, que segundo ele apenas "critíca" as propostas da casa. O deputado ressaltou a questão da opinião pública, divergindo da opinião de Giannazi: "Mérito do governo que se preocupa sim com a opinião pública". O deputado citou o caso de uma escola pública que foi depredada e posteriormente consertada. "Giannazi diz que foi por medo da opinião pública", ressaltando que o colega apenas critica a secretaria de Educação. (TB)



Para um comunicado

Em resposta ao discurso de Milton Flávio, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que exibirá os "filmetes" sobre a situação das escolas públicas até que o governo estadual faça alguma coisa para melhorá-las. Sobre o ocorrido na escola Brigadeiro Floriano Galvão Peixoto, Giannazi informou que os professores foram impedidos de falar com a imprensa. "Indo contra ao projeto que aprovamos sobre a Lei da Mordaça", enfatizou o parlamentar. (LP)



Sucateamento

Vanderlei Siraque (PT) considerou oportuna a iniciativa de Giannazi de exibir a situação das escolas na Assembleia. "Já que o governo não vai às escolas, as escolas vêm a esta Casa. Quem sabe o governo acorda." Na sua opinião, mais que o sucateamento material devemos lamentar o sucateamento profissional da área educacional. "Os professores têm sido prejudicados com a aprovação de vários projetos, como o PLC 29/2009." (LP)



Como assim?

Em recente viagem ao interior do Estado, o deputado Luis Carlos Gondim (PPS) trafegou pela rodovia Marechal Rondon. Segundo ele, a concessionária da estrada, instalou, antes mesmo de fazer melhorias, duas praças de pedágio. "É um desrespeito á população. Não há sinalização, nem acostamento e já existem dois pedágios, com distância de 40 quilômetros cada, entre Bauru e Cerquilho", reclamou Gondim. (LP)



Muito melhor

"A estrada mudou muito. Já foi muito pior. Hoje viajamos com mais segurança que no passado", informou Milton Flávio a Luis Carlos Gondim. Flávio também retrucou as informações de Vanderlei Siraque sobre a violência nas escolas. O deputado comparou a questão da segurança de São Paulo com a do Rio de Janeiro, ressaltando que em São Paulo a situação é bem melhor. O parlamentar também teceu críticas ao governo federal e referiu-se às eleições para 2010. (LP)



Esclarecimentos

Adriano Diogo (PT) comentou a audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 3/11, sobre a reestruturação acionária da Emae e composição da participação da Sabesp enquanto acionista. "A Emae, que se volta para incineração de lixo, se prepara o processo de fusão com a Sabesp. Todos sabem que a incineração é uma das piores coisas que pode acontecer contra o meio ambiente." O parlamentar ainda lamentou as ausências do governador e de seu vice, "ambos de férias". (LP)



Piora na segurança

Com a divulgação dos dados estatísticos da Secretaria da Segurança Pública na última sexta-feira, 30/10, Vanderlei Siraque (PT) lamentou a piora revelada pelos números. Tudo aumentou: roubos, furtos, latrocínio, sequestro etc. Siraque criticou o governo pela falta de um plano de segurança para o Estado: "Quando o PSDB vai apresentar uma política pública para o Estado? Já estão no poder há tanto tempo!" Segundo Siraque, o PSDB sucateou a educação, aumentou os pedágios nas estradas e construiu Febem, hoje fundação Casa, e presídios. Projetos aprovados pela Assembleia, como a Lei dos Desmanches, não são aplicados pelo Executivo, reclamou.(OT)



Barbárie

Beth Sahão (PT) comentou a reação violenta e desmedida dos estudantes da Uniban, na capital paulista, à roupa de uma colega. A jovem foi hostilizada e só conseguiu deixar a faculdade em segurança sob escolta da polícia militar. Beth lamentou que universitários, de quem se espera que estejam se formando para o mundo e se tornando pessoas livres de preconceitos, demonstrem tal atitude de intolerância e barbárie. "Espero que os diretores da universidade tomem atitudes enérgicas para coibir esse tipo de manifestação. Beth também comentou liminar obtida na justiça pelo município de Catanduva impedindo a construção de presídio na cidade. (OT)



Agenda ambiental

A dificuldade de aprovar projetos de autoria parlamentar levou Edson Giriboni (PV) a conclamar os colegas para uma ação mais efetiva nesse sentido. Para ele, os deputados estão próximos da população e têm mais condições de apresentar propostas que atendam o povo paulista. Giriboni falou de alguns de seus projetos na área de maio ambiente, como o do ICMS verde, o que obriga as repartições a usar lâmpadas de baixo consumo, o que obriga municípios a se adequar às normas da OMS reservando 12m2 de área verde por habitante, o que favorece a recomposição das matas ciliares, entre outros. O deputado propõs uma agenda ambiental para a Casa. (OT)

alesp