Curso de capacitação em saúde reúne profissionais na Assembléia

Prevenção do câncer de mama foi tema de uma das palestras do encontro
19/11/2002 16:14

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Nesta terça-feira, 19/11, cerca de 400 profissionais de saúde e educação de municípios do interior, compareceram a mais uma etapa do Curso de Capacitação em Saúde da Mulher e do Adolescente, coordenado pela médica Albertina Duarte Takiuti, da Secretaria de Estado da Saúde.

A primeira palestra foi de José Eduardo Nestarez, professor da Universidade de Taubaté e médico da Maternidade Vila Nova Cachoeirinha. Ele alertou para a importância da prevenção do câncer de mama, cuja incidência tende a aumentar à medida que a mulher envelhece.

A prevenção deste tipo de câncer, segundo o médico, começa obrigatoriamente pelo auto-exame, porque 60% das pacientes, demonstram as pesquisas, detectaram alterações na própria mama. O exame deve ter início aos vinte anos, ser feito todo mês, para se criar o hábito. Ele afirma que a cada ano 1 milhão de mulheres descobrem nódulos na mama, mas alerta para o fato de que, se forem detectados no início, 95% dos casos de câncer têm cura.

Além da ampla explanação sobre o procedimento do auto-exame, o médico destacou a importância do exame clínico e também da conduta desse profissional, que deve esclarecer e tranqüilizar a paciente. Nestarez defende a tese de que a reposição hormonal mascara lesões que poderiam ser detectadas. Para evitar este quadro ele sugere que sejam realizados exames antes e depois do tratamento com hormônios.

Nestarez falou sobre a patologia mamária nas adolescentes, alertando para o fato de que a incidência de tumores nesta idade é muito remota. Nestarez discorreu sobre vários procedimentos para diagnóstico e tratamento do câncer de mama, os avanços da tecnologia na área, enfatizando a prevenção primária como recurso para diminuir a possibilidade de ocorrência da doença. Ao informar que a incidência de câncer vem aumentando, talvez em função das campanhas de esclarecimento, ele aponta um dado positivo: a mortalidade se mantém estável.

A segunda palestra foi do cirurgião plástico José Yoshi Kazu Tariki, do Hospital das Clínicas, que discorreu sobre o papel da cirurgia plástica na recuperação da mama.

A Coordenadora Estadual do Programa de Saúde da Mulher e do Adolescente, doutora Albertina, convidou os presentes para comparecerem ao próximo encontro, a realizar-se no auditório Franco Montoro desta Assembléia Legislativa, dia 3/12, para tratar de temas como reduzir a mortalidade materna, a humanização do atendimento e condução do parto com segurança.

alesp