Pesquisadores comemoram 29 anos de regulamentação da carreira


16/11/2004 19:56

Compartilhar:


Da Redação

Foi lançada nesta terça-feira, 16/11, a Jornada pelos Institutos Públicos de Pesquisa regidos pela Lei Complementar nº 125/75. O evento, realizado a pedido do deputado Simão Pedro (PT), foi promovido pela Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa e da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC).

A reunião, presidida pelo deputado Jonas Donizette (PSB), contou com a presença dos deputados Aldo Demarchi (PFL), Vicente Cândido (PT) e Nivaldo Santana (PCdoB), e do presidente da APqC, Nelson Braga, e da Comissão do Regime de Tempo Integral, Antonio Carlos Pimentel, além de Luís Fernando Ceribelli, representando o secretário da Agricultura, Duarte Nogueira, Lenir José da Cunha e Castro, representando o secretário da Economia e Planejamento, Andrea Calabi, e Paulo Massafera, representando o reitor da Unicamp.

Para Jonas Donizette, a jornada, ao comemorar os 29 anos de regulamentação da carreira de Pesquisador Científico no Estado de São Paulo e dos institutos de pesquisa públicos, presta-se a demonstrar os progressos científicos obtidos: "só os países que investem em pesquisa são aptos a ampliar sua riqueza", afirmou. Donizette congratulou-se com todos e colocou a comissão a serviço da causa.

"Considero que a realização deste ato comemorativo dos 29 anos da Lei Complementar nº 125/75 deve servir como momento de reflexão e de viabilização de um debate mais concreto para resgatar as condições de trabalho dos institutos e dos pesquisadores", disse Nivaldo Santana, presidente da Frente Parlamentar de defesa dos Institutos de Pesquisa.

José Eduardo Tolezano fez uma apresentação em que relatou a história da pesquisa científica no Estado de São Paulo. Fez também a leitura de alguns trechos da mensagem do Governador que encaminhou o projeto de lei que resultou na LC 125/75. Durante a exposição, Tolezano lembrou do desenvolvimento científico promovido por diversos institutos, como o Istituto Butantã, o Instituto Biológico, o Instituto de Economia Agrícola, o Instituto Agronômico, o Instituto de Pesca, e outros.

alesp